sexta-feira, 24 de junho de 2011

GRÉCIA SANGRA E PAPANDREU VAI AMPLIAR
A TRANSFUSÃO DE RENDA AOS CREDORES



A Grécia fechou acordo com o FMI para endurecer as medidas de arrocho fiscal acordadas anteriormente com a Comissão européia, que  incluíam cortes de investimentos em serviços essenciais, privatizações e arrocho salarial.

Após moção de confiança obtido no Parlamento, na terça-feira, por margem apertada de 155 votos  contra 143, o governo Papandreu não desperdiçou  seu estreito corredor de legitimidade.  Antes que as ruas  se manifestem e o desautorizem, fechou acordo com o FMI nesta 5º feira, em Bruxelas, para levar a economia ao porão do abismo recessivo.



Entre as concessões adicionais, figuram um imposto extra sobre combustíveis e calefação que atinge  todos os contribuintes e a redução da faixa de renda isenta de tributação, de modo a arrebanhar mais contribuintes ao fisco.



 Significa que o Estado grego e os credores decidiram extrair diretamente da população, como se fosse um confisco de guerra imposto pelos vencedores aos derrotados, os recursos para honrar débitos impagáveis e compromissos leoninos contraídos junto a bancos internacionais --sobretudo alemães e franceses-- nos últimos anos. 

A Grécia tem tradição de complacência  fiscal com a sua elite, que viveu numa espécie de Olimpo dos sonegadores durante a ditadura dos coronéis, entre 1967/74. Com a democratização, a esquerda preferiu a linha de menor resistência do endividamento externo, a submeter a plutocracia ao regime de justiça fiscal.

 O que Papandreu faz agora é descarregar sobre as costas do conjunto da população, inclusive os mais pobres, o ônus desse saldo histórico de ladroagem fiscal e covardia política.

O arrocho combinado com o FMI terá quer aprovado pelo Parlamento na próxima semana. Uma greve geral está marcada para os dias 27 e 28.
(Carta Maior; 6º feira,24/06/ 2011)

Nenhum comentário: