domingo, 19 de junho de 2011

China e aliados apoiam a Rússia contra escudo antimíssil norte-americano

Rússia, China e outros países da Organização de Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em inglês) condenaram a construção unilateral de um escudo antimíssil na Europa, em execução pelos EUA. A SCO, que existe há dez anos, reúne Rússia, China, Cazaquistão e mais três países da Ásia Central, tendo Índia, Irã, Mongólia e Paquistão com status de observadores.

“A construção unilateral e ilimitada de defesa antimíssil por um único Estado ou grupo pequeno de Estados pode prejudicar a estabilidade estratégica e a segurança internacional”, advertiu a SCO em declaração oficial, feita na quarta-feira dia 15 durante a cúpula da SCO no Cazaquistão.

Cientistas têm denunciado que o objetivo oculto da criação do escudo antimíssil nas fronteiras da Rússia é dar aos EUA a possibilidade – real ou imaginária – de fazer um “primeiro ataque” nuclear de larga escala, com os mísseis balísticos russos que sobrassem sendo abatidos, pelo escudo antimíssil, ainda no estágio inicial após disparo.

O pretexto alegado para o escudo antimíssil é que Irã ou Coreia do Norte poderiam, supostamente, “atacar” a Europa com mísseis que nem têm. EUA e Otan recusaram proposta russa de que houvesse um sistema antimíssil conjunto de proteção da Europa, como forma de dar garantia a todos.
HP 

Nenhum comentário: