quinta-feira, 30 de junho de 2011

Lula vai liderar delegação do Brasil na Assembleia da União Africana

A presidente Dilma Rousseff nomeou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como chefe da missão brasileira que participará da 17ª Assembleia Geral da União Africana.

O encontro será realizado entre os dias 28 de junho e 1º de julho na Guiné Equatorial com o tema do Poder da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável. A decisão foi tomada na última sexta-feira (24) por meio de decreto e publicada na versão desta segunda-feira (27) no Diário Oficial da União.

Lula, cujo governo liderou uma política de aproximação com os países africanos, fará também uma palestra a convite do presidente do país, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, no dia 30. A União Africana tem como programa impulsionar a integração, a cooperação, o desenvolvimento e a paz na região. Além de Lula, a comitiva brasileira será formada pelos embaixadores Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, subsecretário do Ministério de Relações Exteriores; Eliana da Costa e Silva Puglia, embaixadora do Brasil na República da Guiné Equatorial; e Isabel Cristina de Azevedo Heyvaert, embaixadora do Brasil em Adis Abeba.

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, integrante da União Africana, e que também estará presente na assembléia da entidade, tem tido uma atuação firme pelo fim dos bombardeios dos EUA/OTAN contra a Líbia. Ele tem denunciado as potências ocidentais contra o pretendido assassinato do líder líbio, Muamar Kadafi. Zuma lembrou que a resolução da ONU que autorizava a ação da OTAN na Líbia visava proteger o povo líbio e não proceder a uma “mudança de regime ou um assassinato político”.

Nenhum comentário: