quarta-feira, 15 de junho de 2011

Iedi: emprego industrial desacelera há nove meses

O recuo de 0,1% no emprego industrial e de 0,4% no número de horas pagas no mês de abril em relação a março, segundo divulgou o IBGE, no dia 10, indicam “desaceleração do ritmo de evolução no mercado de trabalho da indústria”, avalia o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi). “Seja nas suas atividades produtivas, seja no seu mercado de trabalho, o movimento da indústria ocorrido em abril é consequência do próprio andamento da economia brasileira, que vem desacelerando em resposta às medidas de contenção do Governo, bem como da presença mais acentuada dos bens importados no País, os quais continuam sendo favorecidos pela valorização do câmbio, sobretudo nestes últimos meses”, afirma.

Em abril, a produção industrial teve uma retração de (-2,1%), sendo que no estado de São Paulo a produção caiu (-3,8%). Desde agosto do ano passado, o emprego industrial não cresce, ele se mantém praticamente estagnado – o único “respiro” ocorreu em fevereiro, quando o número de ocupados na indústria aumentou 0,5%.

O Iedi ao comparar mês com o mesmo mês do ano anterior, ressaltou que as taxas de variação do número de ocupados são decrescentes desde julho do ano passado, são nove meses de estagnação.

“Naquele mês, a taxa foi de 5,7%, chegando a 1,7% em abril deste ano. O mesmo ocorreu com o número de horas pagas na indústria: em julho de 2010, a taxa de variação foi de 5,5%, avançou para 6,1% em agosto e foi declinado até chegar a 1,2% no quarto mês de 2011.

A taxa anualizada de número de ocupados na indústria também caiu em abril, ainda que modo mais suave: passou de 3,9% em março para 3,7% em abril”.
HP

Nenhum comentário: