sexta-feira, 8 de abril de 2011

Lula: para o Brasil ser grande os países da América Latina também necessitam crescer



O Brasil “não pode ser grande” se os outros países da América Latina não o acompanharem no crescimento, afirmou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante palestra para lideranças do setor público, em Washington (EUA), na quarta-feira (6).



Para o ex-presidente do Brasil, a região deve continuar crescendo em ritmo estável pelas próximas décadas.

Lula defendeu o modelo de democracia dos países latino-americanos e disse que “a Bolívia não teria um Evo Morales se não tivesse democracia, e Fernando Lugo não seria presidente do Paraguai”.


Lula falou ainda sobre a Venezuela destacando que “tem tudo para ser um país extraordinário” sob a liderança de Hugo Chavez. “Interessa à América do Sul que a Venezuela esteja integrada, que tenha uma economia estável”, disse.

Sobre o crescimento econômico do Brasil e da América Latina, Lula destacou que “estamos vivendo um tempo excepcional”.

O ex-presidente criticou o comportamento dos governos dos países ricos antes e durante a crise econômica internacional e ironizou os que defendiam o mercado acima de tudo. Segundo Lula, o que torna o período recente tão especial é que, depois da crise econômica internacional, “o Deus mercado se escondeu” e os Estados tornaram-se o principal suporte das economias para superá-la.
 

Nenhum comentário: