quinta-feira, 14 de abril de 2011

França bombardeia palácio, tira Gbagbo e instala novo preposto


Forças especiais francesas prenderam o ex-presidente da Costa de Marfim, Laurent Gbagbo, que se recusava a sair do cargo alegando fraude nas eleições, e o entregaram ao movimento do opositor Alassane Quattara, depois que tanques franceses forçaram-no a sair de sua residência, informou na segunda-feira a agencia Reuters.
 
Uma coluna de mais de 30 tanques franceses se mobilizou até o complexo onde estava alojado Gbagbo, no centro de Abidjan, depois que helicópteros atacaram o local durante a noite.
 
“Gbagbo foi arrestado por forças especiais francesas em sua residência e foi entregue aos líderes rebeldes”, indicou Toussaint Alain, colaborador do ex-presidente em Paris.
 
Buscando minimizar a intervenção da ONU e da França, uma fonte do Ministério de Relações Exteriores francês indicou que Gbagbo foi preso pelas forças de Ouattara com apoio das Nações Unidas e França. O porta-voz Farhan Haq, da ONU, assegurou que a missão da ONU, conhecida como UNOCI, estava “brindando proteção e segurança de acordo com o seu mandato”.

Nenhum comentário: