quinta-feira, 14 de abril de 2011

Candidato nacionalista sai na frente no 1º turno das eleições peruanas

Com 83% das urnas apuradas pelo Onpe (Escritório Nacional de ProcessosEleitorais), Ollanta Humala, candidato do coligação Ganha Peru, foi ratificado como o candidato mais votado na eleição presidencial ocorrida no último domingo, com 30,9% dos votos. Disputará o segundo turno com Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, condenado a 25 anos de prisão por corrupção e violação aos direitos humanos. Keiko obteve 23,1% de apoio.
 
Logo depois da proclamação da vitória, neste primeiro turno, o líder do Partido Nacionalista Peruano afirmou que o respaldo à sua candidatura representa o clamor de um povo que pede mudanças. “Uma mudança persistente que faça a grande redistribuição da riqueza no país e não só que o crescimento econômico seja de poucos, mas que seja de todo o povo peruano”, disse Ollanta.
 
O país teve um crescimento de 8,9% no ano 2010 baseado na exportação de minérios e nos altos preços internacionais dessas commodities, provocados pela especulação. Isso, porém, não se refletiu no desenvolvimento da economia nacional. “O lucro das transnacionais mineiras cresceu entre 35 e 40%, mas os salários estão estancados no mesmo valor de 1994. O PIB cresceu pela exportação de matérias primas, mas temos um aparato produtivo parado que não gera empregos”, assinalou Humberto Campodónico, decano da Faculdade de Economia da Universidade Nacional de San Marcos, de Lima.
 
“Esta noite quero fazer um chamamento à unidade de todo o povo que quer a grande transformação, um chamado a todas as forças políticas, sociais, a todas as forças trabalhistas, a todos os peruanos e peruanas que queiram se somar a esta grande transformação. Necessitamos somar uma maioria social e esse é o desafio do segundo turno, portanto nós vamos trabalhar pela unidade no país, para que estas eleições não nos dividam, que nos unam, esse é o conceito de amor pelo Peru”, sublinhou Humala.
 
Em pronunciamento aos seus simpatizantes, o candidato nacionalista propôs “políticas públicas direcionadas a diversificar nossa economia, para incorporar maior valor agregado ao que produzimos e vendemos”, advertindo que “isso só é possível se nosso mercado interno desenvolve uma capacidade maior de ampliar seu consumo e se nossa produtividade nos permite estar em melhores condições”.
HP

Nenhum comentário: