quarta-feira, 27 de abril de 2011

Aposentados reivindicam aumento real em sessão especial do Senado 

As lideranças representativas dos aposentados também defenderam o fim do fator previdenciário 

Aposentados e pensionistas de 22 estados ocuparam o plenário e as galerias no Senado nesta segunda-feira em sessão especial destinada ao Dia Nacional dos Aposentados e Pensionistas.

No evento, lideranças das entidades da categoria reforçaram as reivindicações dos aposentados, destacando como principais pontos de pauta o reajuste para as aposentadorias e o fim do fator previdenciário.

Representando os aposentados, o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), Warley Gonçalles, discursou na plenária e destacou que a reivindicação é para que os benefícios tenham reajuste real e não apenas a correção da inflação do ano. Warley também ressaltou a necessidade de uma regra de reajuste dos proventos para os aposentados que ganham acima de um salário mínimo. “O que o aposentado tem depois que sai do mercado de trabalho? Nada”, ressaltou. O presidente da Cobap também cobrou um plano de saúde para os aposentados e pensionistas.

Durante sessão, o presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores, José Calixto Ramos, usou a palavra em defesa do aumento para os aposentados e do fim do fator previdenciário. Para ele, essa é uma “batalha permanente”. “Nós vamos ter uma batalha permanente para tentar derrubar o veto (ao fim do fator), para tentar conseguir o reajuste para os que ganham mais do que o salário mínimo e, quem sabe, começar a pensar um pouco também na reposição das perdas”, disse o sindicalista.

O secretário executivo do ministério, Carlos Eduardo Gabas, enfatizou que, ao contrário do que é propagado, a Previdência Social “não é uma entidade quebrada, não está falida e não tem o déficit que querem que ela tenha”. De acordo com Gabas, o regime previdenciário dos trabalhadores urbanos é superavitário em pouco mais de 14%.

Na sessão, que foi solicitada pelo senador Paulo Paim (PT-RS), diversos senadores também manifestaram apoio às reivindicações dos aposentados. Além de Paim, discursaram Ana Amélia (PP-RS), Vital do Rego (PMDB-PB), Wilson Santiago (PMDB-PB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). O presidente do Senado, José Sarney, enviou uma mensagem lida na solenidade por Paim.

Na tribuna, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, ressaltou que o diálogo é o melhor meio para resolver os problemas da categoria. Na ocasião, o ministro marcou audiência com os representantes dos aposentados para esta quarta-feira, 27, às 14h, para debater a pauta de reivindicação. “Já tive a oportunidade de conversar com a presidenta Dilma Rousseff, que está preocupada com a situação dos aposentados e das aposentadas, dos pensionistas e das pensionistas do país. Eu diria mesmo que trago a convicção de que o melhor caminho que nós poderemos trilhar é o caminho do diálogo, da conversa, do entendimento”. “Eu vim pedir a todos para me lembrarem o que eu disse aqui, para que eu possa honrar meu compromisso como senador da República e, agora, como ministro da Previdência Social”, completou.
HP

Nenhum comentário: