sexta-feira, 1 de abril de 2011

KADAFI BOTA PRA CORRER BANDIDOS

Exército líbio retoma quatro cidades
  

A partir do bastião de Sirta, tropas líbias retomaram os pólos petroleiros de Ras Lanuf e Brega, e ainda as cidades de Jawad e El Aguila. A contraofensiva começou na terça-feira, enquanto as potências estrangeiras e seus satélites se reuniam em Londres com a pretensão de decidir “o futuro” da Líbia. A ação foi feita usando utilitários, ao invés de blindados facilmente localizáveis pela aviação dos EUA/Otan.
 
A debandada das gangs foi descrita como uma “corrida maluca” pela “Associated Press”, com pickups fugindo para leste “a 160 km por hora”, com caixotes e colchões pendurados. De acordo com um porta-voz, a correria se tratava de uma “retirada tática”. Eram ouvidos gritos de “Sarkozy, cadê você?” e “cadê as bombas?”. No sufoco, algumas bandeiras da França e dos EUA foram largadas.
  
 Na véspera, outro porta-voz anunciara acreditar que as tropas de Kadafi estavam batendo em retirada de Sirta, rumo a Trípoli, e que só um pequeno contingente permanecia nas imediações, no Vale Vermelho, para proteger a retaguarda. Acordou levando chumbo quente.
 
Brega foi libertada poucas horas após a retomada de Ras Lanuf, o que revela a rapidez com que vem se desenvolvendo a contraofensiva. Na noite de segunda-feira, o presidente dos EUA, Obama havia dito que Kadafi já não controlava “a maior parte do país”. A retomada de Ras Lanuf e do porto de Brega inviabilizou a receptação de petróleo roubado, a qual o Qatar se prontificara.
  
Já a coalizão de agressores realizou 102 ataques aéreos em 24 horas, segundo o porta-voz do Africom (comando do Pentágono para a África), capitão Clint Gebke. Na aldeia de Khorum, a 90 km ao sul de Trípoli, um bebê de 18 meses foi morto por ataque aéreo dos EUA na terça-feira 29. Mais de cem civis já foram mortos pelos ataques da coalizão.

Nenhum comentário: