quarta-feira, 31 de agosto de 2011

CCJ da Câmara cede a monopólios e flexibiliza horários da “A Voz do Brasil”


A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou projeto que desregulamenta a transmissão do programa jornalístico “A Voz do Brasil”. O projeto altera o Código Brasileiro de Telecomunicações e desobriga a transmissão do programa às 19 horas. A “Voz do Brasil” é ouvida por cerca de 80 milhões de brasileiros.
O projeto de flexibilização, que será válida para todas as emissoras de rádio comerciais e comunitárias, permitindo a retransmissão do programa entre as 19h e as 22h, deverá ser apreciado pelo plenário da Câmara.

O jornalista Beto Almeida, diretor no Brasil da rede de televisão latino-americana Telesur, denunciou, em artigo o real objetivo da desregulamentação. “Atender aos vorazes apetites dos conglomerados de comunicação privados sedentos por uma hora a mais de baixaria radiofônica e pouco jornalismo, pois, como é sabido, a imensa maioria das emissoras de rádio não cumpre a exigência legal para um mínimo de programação noticiosa, sequer contratam jornalistas para tal”.

Criado em 22 de julho de 1935, durante o governo do presidente Getúlio Vargas, o Programa Nacional, que mais tarde foi rebatizado de a Hora do Brasil e posteriormente, “A Voz do Brasil”, é um programa jornalístico informativo sobre as atividades dos três Poderes da República sendo o programa radiofônico em operação mais antigo do mundo.

Nenhum comentário: