quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Lula: “até agora só vejo países ricos discutindo como salvar os
bancos e nada sobre consumo”


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou em Recife, na segunda-feira (8), a postura que os países ricos estão tendo diante da crise que assola suas economias, destacando que os governos da Europa e Estados Unidos só discutem “como salvar os bancos”. Segundo o ex-presidente, o “consumo deve ser reativado nesses países”, para fazer com que a economia continue aquecida.

“O fato é que tem uma crise, causada pelos países ricos, ela está forte nos países ricos. O consumo deve ser reativado nesses países. Até agora eu só estou vendo eles discutirem como salvar os bancos, e o consumo, que é o que vai girar a economia, estão falando muito pouco”, afirmou Lula, após visita à Convenção Anual do Atacadista Distribuidor e Sweet Brazil International, realizada pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD).

O ex-presidente lembrou ter propiciado durante seu governo “aumento real de salário para todas as categorias, sem elevar a inflação”, além de ter aumentado o salário mínimo em 62,8%, de ter ampliado o crédito “sem bolha” e ter ampliado a capacidade de endividamento dos governos e municípios. “Acho que o povo brasileiro vai precisar continuar consumindo com responsabilidade, muita responsabilidade”, disse.

Ele observou que a carga tributária existente hoje no Brasil não é prejudicial, assinalando que os países onde “a carga tributária é muito baixa são de uma miséria absoluta”. O ex-presidente destacou que o importante é saber como investir o que é arrecadado: “Quando você tem recurso e esse recurso é aplicado corretamente, você começa a dar um salto na qualidade”.

Lula ressaltou a importância das novas parcerias do Brasil na América do Sul, África, Oriente Médio e China, para continuar promovendo o crescimento da economia brasileira. “O Brasil tem clareza que os investimentos já estão programados e a presidente Dilma, com a mesma responsabilidade que ela cuidou do PAC 1 (Programa de Aceleração do Crescimento), vai cuidar do PAC 2”, acrescentou.

Em visita à Colômbia, na quinta-feira passada (4), o ex-presidente defendeu também a integração regional e a realização de investimentos estratégicos no continente. “Todos nós estávamos acostumados a crer que a União Europeia e os Estados Unidos resolveriam todas as nossas necessidades de avanços tecnológicos, de exportação, de consumo, e não é assim”, sublinhou.

Ao falar na abertura do 1º Fórum Empresarial Brasil-Colômbia, em Bogotá, Lula defendeu a criação de um fundo garantidor com as reservas em dólar dos países sul-americanos, para possibilitar os investimentos necessários à integração continental. “Para fazer hidrelétricas que são necessárias construir, para fazer as estradas, os portos, para fazer investimentos em comunicações”, disse.
 
http://www.horadopovo.com.br/

Nenhum comentário: