quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Paulo Bernardo anuncia redução de impostos para os sabotadores do PNBL


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, anunciou um regime especial de tributação para o setor de telecomunicações. Esse novo regime representará uma redução da tributação para as operadoras. A declaração foi feita a jornalistas durante um evento nesta segunda-feira. Segundo o ministro, as empresas de telecomunicações terão benefícios fiscais, como redução do Cofins e PIS.

Paulo Bernardo já havia se rendido às teles privatizadas e passou à elas a responsabilidade da implantação da internet de alta velocidade. As concessionárias, como todo monopólio, que só veem os cifrões na frente, para assinar o Termo de Compromisso para adesão ao PNBL, com oferta de 1 Mbps a R$ 35 mensais, exigiram que a adesão fosse voluntária e, portanto, sem nenhuma obrigação de metas. Conseguiram o que queriam e, agora, obtiveram como prêmio mais redução de impostos. Isso, apesar dos lucros da VIVO terem aumentado 270% no primeiro semestre, os da TIM terem crescido 178% no mesmo período e o lucro da Telefônica ter aumentado 46% no semestre, só para dar alguns exemplos.

Depois de esvaziar a Telebrás e fechar um acordo onde as operadoras privatizadas, que não têm obrigação nenhuma de ampliar e melhorar os péssimos serviços que prestam aos consumidores, o ministro Paulo Bernardo acrescenta agora o que as teles mais queriam: a redução de seus impostos. Redução que vai aumentar ainda mais seus lucros. O pretexto para a redução dos tributos seria uma suposta maior produção de conteúdo nacional. Só que - é claro - sem nenhuma obrigação. Afinal, as teles importam praticamente todos os seus equipamentos dos países de origem e não pretendem aumentar conteúdo nacional nenhum.

Nenhum comentário: