segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Paraguai nega a EUA permissão para instalar base militar no país


Uma comissão composta por 21 generais norte-americanos realizaram uma reunião com a Comissão de Defesa Nacional, Segurança e Ordem Interna da Câmara dos Deputados do Paraguai para discutir a instalação de uma base militar dos Estados Unidos na região do Chaco paraguaio.

Consultado, o Ministro de Defesa, Luis Catalino Roig descartou totalmente a possibilidade de que Washington instale alguma base militar no país, já que “isso violaria a Constituição do país”.

Já o presidente da Comissão, José López Chávez, do partido Unacé, se manifestou publicamente favorável à instalação da base militar porque, segundo ele, ajudaria e “se livrar da pressão e ameaça exercida nesta região pela Bolívia”.

“López Chávez envergonha nosso parlamento com declarações que de tão capachas beiram o ridículo.
Qual é a ameaça que a Bolívia representa para o nosso país? Já ao EUA sim são uma presença que nosso povo não aceita”, disse Marcos Ibáñez, da Frente Social e Popular. Ibáñez assinalou que os verdadeiros objetivos dos Estados Unidos na busca de instalar uma base militar estão vinculados à descoberta de petróleo na região do Chaco e à tentativa de dominar o Aqüífero Guarani, uma das principais reservas de água doce do mundo.

Nenhum comentário: