segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Dilma anuncia para as trabalhadoras rurais ações de saúde, crédito, cidadania e creches

A presidenta Dilma Rousseff anunciou, na quarta-feira (17), um conjunto de ações que respondem à pauta de reivindicações apresentada pelas trabalhadoras rurais que participaram da 4ª Marcha das Margaridas, em Brasília. Cerca de 70 mil mulheres participaram do movimento, que teve como lema desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade.

Ao anunciar as ações do governo dirigidas às trabalhadoras e falar da continuidade das negociações, Dilma destacou querer “intensificar o diálogo do governo” com elas. “Tenho certeza que o debate com os movimentos sociais é fundamental. Tenho certeza que as críticas e as sugestões são essenciais e, além disso, para nós, são bem-vindas, muito bem-vindas e necessárias, permitem que façamos cada vez melhor, permitem que possamos, juntas, construir o Brasil que queremos, um país sem miséria, um país rico, porque o seu povo é rico, e um país mais justo e menos desigual. Um país em que a autonomia das mulheres e a igualdade de gênero sejam traços essenciais do nosso desenvolvimento, tanto econômico quanto social e cultural”.

“Estarei sempre junto, sempre aberta ao diálogo, a ouvir, a escutar”, reafirmou.

“Vamos construir e equipar 16 unidades básicas de saúde fluviais, sendo oito em 2011 e oito em 2012. Nós vamos, até 2012, implantar 10 centros de referência em saúde, voltados para trabalhadores e trabalhadoras do campo e da floresta”, afirmou. Além disso, prometeu implementar a Rede Cegonha, para reduzir a mortalidade materna das populações do campo e aprimorar o atendimento ao recém-nascido.

Ainda na área da saúde, ela ressaltou que o governo vai realizar a campanha nacional de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama das mulheres do campo, construir o mapa da saúde dessas populações e desenvolver um plano integrado de vigilância em saúde de populações expostas aos agrotóxicos.

“Quero dizer para vocês que nós vamos aumentar o limite de venda de cada agricultor familiar para R$ 200 mil por família no fornecimento dos seus produtos para a merenda escolar”, continuou Dilma.

A presidente anunciou duas mudanças no acesso ao crédito: 30% do total disponível no limite familiar de financiamento será de uso exclusivo das mulheres, para que elas tenham maior participação na gestão financeira das unidades familiares; e o valor do crédito Apoio Mulher deve ser ampliado para atingir R$ 3 mil, passível de ser desembolsado em uma única parcela.

Segundo Dilma, um grupo de trabalho intermi-nisterial será montado para discutir critérios para a implantação de creches no campo. No que se refere ao Programa da Mulher Trabalhadora Rural, o Programa de Documentação, informou que o governo vai implantar na Amazônia três unidades fluviais para emitir documentos e garantir cidadania às mulheres do campo e da floresta.

Na terça-feira (16), a presidenta também anunciou “a criação de quatro novas universidades federais, a abertura de 47 novos campi universitários e mais 208 unidades dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica, espalhados em todo o país. As novas universidades federais serão instaladas em Marabá (PA), Juazeiro do Norte (CE), Barreiras (BA) e Itabuna (BA)”. O anúncio faz parte do plano de expansão da Rede Federal de Educação Superior e Profissional e Tecnológica.
 
http://www.horadopovo.com.br/

Nenhum comentário: