segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Marcha das Margaridas leva 100 mil mulheres a Brasília


Na última quarta-feira (17), milhares de mulheres vindas de todos os cantos do país encheram as ruas da capital federal. A Marcha das Margaridas, a maior marcha de mulheres da América Latina, reuniu 100 mil pessoas no percurso de seis quilômetros entre o Parque da Cidade e a Esplanada dos Ministérios.

“Alguns perguntaram se eu achava que havia 100 mil mulheres em Brasília. Eu disse que não, que tínhamos milhões, porque essas que vieram trouxeram na ama o desejo de transformação de todas aquelas que não puderam vir. Todas que foram assassinadas, ressurgiram hoje, portanto, Margarida Alves vive entre nós para dizermos que queremos um país com desenvolvimento, mas que esse desenvolvimento seja social, econômico e também ambientalmente responsável”, disse a secretária de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e coordenadora geral da marcha, Carmen Foro, às mulheres. Segundo ela, “o desenvolvimento que nós queremos é sustentável e igualitário entre homens e mulheres”.

Esta é a quarta Marcha de mulheres trabalhadoras rurais do campo e da floresta que leva o nome de Margarida Alves. Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoa Grande, Paraíba, Margarida Alves lutou contra a exploração, contra o analfabetismo e pela reforma agrária. Foi brutalmente assassinada em 1983 por usineiros da Paraíba.

Na pauta de reivindicações estão a reforma agrária, a ampliação do combate à violência contra a mulher, a regulamentação da agricultura familiar como processo fundamental para o desenvolvimento sustentável e a isenção de impostos a toda a cadeia orgânica e agroecológica estiveram presentes no discurso.

Nenhum comentário: