quinta-feira, 7 de novembro de 2013

96 Anos da Grande Revolução Socialista de Outubro.






Lenin chega do exilio a Petrogrado em abril de 1917. Centenas de operários se agrupavam para recebê-lo, esperando una felicitação por terem derrubado o Czar. Lenin, entretanto, tinha planos mais ambiciosos: Não bastava derrubar o Czar, era preciso tomar o Estado.


Já em Outubro (Novembro segundo o calendário juliano) a Guarda Vermelha estava bem armada, tudo parecia haver triunfado mas o governo ainda não havia se rendido. Havia ordem governamental de impedir que o jornal Pravda fosse publicado, mas uma unidade da Guarda Vermelha apareceu, permitindo assim que o jornal bolchevique fosse novamente impresso. O governo de Kerenski estava cada vez mais sozinho, suas tropas se perguntava: obedecemos a um governo moribundo ou desertamos?

Durante a madrugada daquele 7 de novembro, a Guarda Vermelha toma lugares estratégicos de Petrogrado. Os soldados da Guarda Vermelha eram muito superiores em número aos leais a Kerenski, o poder real já não estava nas mãos do governo. Só faltava o acontecimento que formalizaria a transferência total de poder. As duas da madrugada se reuniu o II Congresso dos Sovietes, onde Lenin interviria. Enquanto isso os bolcheviques continuavam tomando posições-chave.

Na primeira hora da manhã Kerenski abandona Petrogrado, como o fez o Czar em 1905. Mas desta vez havia uma diferença: O governo não estava enfrentando uma multidão indefensa que poderia massacrar, mas sim a milhares de operários armados que pediam Pão, Paz e Terra.

Ás 9: 45 o cruzador Aurora disparava um tiro. Era o sinal para tomar o Palácio de Inverno. É aqui onde as poucas forças leais ao governo fizeram certa resistência, embora após 15 horas de combate os bolcheviques tomam o palácio. Pela primeira vez na historia a classe operária toma o poder de um Estado.










Nenhum comentário: