quarta-feira, 21 de outubro de 2009

SECRETARIA DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS



Por mais diferente que seu estilo seja de Mangabeira Unger, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães assume a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) com a mesma missão dada pelo presidente Lula ao ex-titular da pasta: pensar o Brasil até 2022, quando o País completa 200 anos de independência.


Do diplomata empossado hoje no Palácio Itamaraty o presidente quer dedicação integral para tornar o Brasil moderno e preparado para receber os grandes eventos esportivos que sediará: Jogos Militares (2011), Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014) e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio (2016).O Brasil, afirmou Lula, sempre foi pensado apenas de quatro em quatro anos, o que segundo ele “não pode dar muito certo”. Lembrou a criação do PAC, em 2006 e sua importância para o País:




O PAC, depois de elaborado, deu muito mais consistência à atuação do governo, porque cada um sabia o que tinha que fazer do dia 22 de janeiro a 31 de dezembro de 2010, já tinha sua previsao de gasto, suas prioridades. Entao era apenas fazer a coisa acontecer. (…) Posso dizer que todos os programas feitos a partir de 2006 foram infinitamente superiores a tudo que tinha sido feito até 2006, porque os ministros tinham aprendido.




Um dos grandes desafios do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães no comando da SAE será, segundo Lula, pensar a Amazônia.

Nenhum comentário: