sábado, 10 de outubro de 2009

Sarney: “Petrobrás pesquisou 30 anos e não pode entregar pré-sal para as companhias privadas”


Sarney: “Petrobrás pesquisou 30 anos e não pode entregar pré-sal para as companhias privadas”
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), defendeu na manhã da quarta-feira, em entrevista, a exclusividade da Petrobrás nas atividades de produção de petróleo na área do pré-sal e lembrou que “dos 11 poços perfurados, em 11 foram encontrados óleo”.


“Esse foi um trabalho desenvolvido pela Petrobrás ao longo dos últimos 30 anos. Então, ela não pode agora entregar essas concessões a companhias privadas”, afirmou o senador, referindo-se ao período que a estatal dedicou pesquisando o pré-sal.


Para o senador Sarney, o formato de partilha é comprovadamente mais adequado conforme revela a experiência mundial e fortalece a Petrobrás. “A empresa fica mais forte, porque passa a comandar as parcerias que serão feitas.


No mundo todo é assim, nenhum país que tem uma grande jazida abdica em favor de particular, sobretudo na área de petróleo”, disse o presidente do Senado.


Sarney defendeu a substituição da atual lei de concessões criada no governo FHC, em que a propriedade do petróleo é da empresa estrangeira concessionária, para o modelo de partilha, onde a propriedade da riqueza extraída das jazidas passa a ser da União.

 O governo mandou quatro projetos ao Congresso Nacional mudando a atual legislação.

Nenhum comentário: