domingo, 18 de outubro de 2009

FERNANDO SIQUEIRA REBATE LOBISMO NAS DISCUSSÕES DA NOVA LEGISLAÇÃO DO PETRÓLEO



O presidente da AEPET, Fernando Leite Siqueira, compareceu, nesta quarta-feira (14/10), na Audiência Pública da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que discute os quatro projetos apresentados pelo Governo Federal para uma nova legislação do setor petróleo. A Ordem do Dia foi as discussões sobre a criação da Petro-Sal [PL 5939/09). Siqueira informou que o lobby contrário a nova legislação, pela manutenção da Lei 9478/97, pelos contratos de concessão e favorável a criação da Petro-Sal, estava presente àquela audiência. O IBP (Instituto Brasileiro do Petróleo), que tem como presidente João Carlos De Luca (ex-presidente da Repsol-Brasil) se destacou no lobby, somando-se assim ao lobismo contumaz do jornal “O Globo”.


Segundo Siqueira, De Luca usou os argumentos de que a Petrobrás poderia não querer determinada área petrolífera e assim se sacrificar para atender a legislação. Para Siqueira, “é admirável a preocupação do lobby com a Petrobrás. Por exemplo, ao elaborar 15 emendas contra a estatal brasileira e o País, não se preocuparam com a Empresa. Inclusive, o De Luca, que é o presidente do IBP, ao debater comigo (está gravado), disse que a Petrobrás teve respeito pelo IBP e não participou das discussões porque ela tinha interesses envolvidos. Retruquei que as demais sócias do IBP, que têm tanto ou mais interesses envolvidos do que a Petrobrás, não tiveram o mesmo respeito. Acho que não devemos endossar a proposta de criação de uma nova estatal para gerir o Pré-Sal.


Afinal, a Petrobrás, por 40 anos, sozinha, jamais deixou de abastecer o País. Não seria agora em que as condições são muito melhores que ela iria falhar”.

Nenhum comentário: