domingo, 11 de outubro de 2009

CELSO AMORIM TIROU O BRASIL DA VASSALAGEM NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS




A presença de Celso Amorim no Itamaraty e do presidente Lula no governo fez o Brasil sair da posição de covardia e vassalagem nas relações internacionais. O Brasil se porta hoje como outras nações emergentes, seja Rússia, China, Índia e se coloca de igual para defender seus interesses e os interesses da comunidade internacional.

As relações internacionais no período do PSDB, governo Fernando Henrique Cardoso, eram de submissão e da boquinha. Apoiava incondicionalmente as grandes nações para ver se conseguia alguma migalha política ou comercial. Quase sempre era jogado às traças porque nenhum país vai respeitar quem se acovarda.

Por isso, a situação econômica nesse período era tão ruim: as relações internacionais estavam voltadas aos interesses dos outros países. Isso é constatação. O país não existia internacionalmente.

A última atuação internacional do Brasil como protagonista mundial foi durante o governo Getúlio Vargas. Durante o regime militar não precisa nem falar, o país se fechou. Os militares recebiam ordens da embaixada americana e apontavam os fuzis contra a população.



Nenhum comentário: