domingo, 18 de outubro de 2009

FITA 2009 PROMETE SER A MELHOR DE TODAS

Aconteceu na quarta, 14 de outubro, no SESC Copacabana – Rio de Janeiro –, a coletiva de imprensa relativa à VI edição da Festa Internacional de Teatro de Angra – Fita




11 mil ingressos serão distribuídos gratuitamente aos alunos da rede municipal de ensino



Aconteceu na quarta, 14 de outubro, no SESC Copacabana – Rio de Janeiro –, a coletiva de imprensa relativa à VI edição da Festa Internacional de Teatro de Angra – Fita –, a ser realizada entre os dias 30 de outubro e 22 de novembro deste ano, na Praia do Anil, e que contará com total apoio da Prefeitura de Angra e da Fundação de Cultura do município, Cultuar.



Mais de 100 pessoas, incluindo políticos, autoridades, patrocinadores/apoiadores e atores, participaram do evento, que começou às 10h e serviu para transmitir importantes informações quanto à festa, que tem tudo para ser a melhor de todas.





Motivos para que o evento ultrapasse todas as expectativas, positivamente, é que não faltam: do lado artístico, nada menos do que 62 espetáculos, incluindo sete estreias nacionais, serão apresentados, com a presença garantida de nomes como os das atrizes Lúcia Veríssimo e Betty Faria, das peças “Usufruto” e “Shirley Valentine”, respectivamente, e do atores Paulo José, do espetáculo “Um navio no espaço ou Ana Cristina César” e Paulo Goulart, que junto com Nicette Bruno, atuará em “O homem inesperado”; quanto à estrutura, a Fita deste ano será organizada em três palcos, intitulados “SESC”, “Transpetro” e “Fitinha”, o que só virá a somar em relação às atividades que serão efetuadas na chamada “Cidade do Teatro”.





Na abertura do evento, o vice-prefeito de Angra, Essiomar Gomes – representando Tuca Jordão –, o ex-prefeito de Angra e atual presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Ilha Grande – Consig –, Fernando Jordão e o presidente da Fecomércio-RJ, Orlando Diniz, foram chamados ao palco pelo jornalista e criador da Fita, João Carlos Rabello, quando todos falaram um pouco sobre a festa. Essiomar, além de parabenizar Rabello pelo 6º ano da Fita, também destacou a importância do evento. “A Fita vem crescendo cada vez mais, contando com mais parceiros, e isso traz para o nosso município, para o estado do Rio e para o Brasil, um grande investimento na cultura, no nosso país”, disse o vice-prefeito de Angra, antes de completar. “Os vinte e dois dias de evento serão certamente vinte e dois dias de sucesso”.





Uma agradável surpresa também foi divulgada, durante as explanações iniciais da coletiva: o criador da Fita chamou ao palco o ator Paulo José, que mostrou a todos os presentes uma folha onde podia ser lido que 11 mil ingressos gratuitos seriam distribuídos aos alunos da rede pública de ensino de Angra – o que fez com que a “primeira plateia” da Fita 2009 aplaudisse muito o ato.






Após os discursos, um filme promocional com alguns atores que participarão da festa, neste ano, foi exibido, o que serviu como deixa para que aqueles que estavam presentes na coletiva – atores e atrizes – também subissem ao palco improvisado do evento e falassem sobre as peças em que iriam atuar. Os depoimentos foram rápidos, pois o número de peças integrantes da Fita é imenso. “É o maior número de espetáculos, e em alguns dias, serão realizados até quatro espetáculos: é a grande maratona, e para quem gosta de teatro, é uma grande paixão”, declarou Rabello, o idealizador da festa.





Quanto à participação de atores e atrizes oriundos de Angra, na Fita 2009, as notícias também são boas: a peça “Será que eu dou pra isso?”, que conta com os atores Júnior Dantas e Adren Alves, e o espetáculo “O Piolho, A Caolha, A Morte E As Quatro Irmãs Que Não Deveriam Falar”, do grupo angrense Cutucurim, por exemplo, estão inseridos na programação do evento, o que leva o presidente da Cultuar – e integrante do Cutucurim – a confirmar a relevância cultural da festa, para o município. “A Fita permite que Angra seja o centro de toda a classe teatral do Brasil, e várias produções manifestam interesse não apenas em participar do evento, mas em assistir aos espetáculos e realizar uma espécie de troca”, afirmou Mário, antes de finalizar. “É um ganho maravilhoso para a nossa cidade, e a comunidade artística fica maravilhada por ter um espaço aonde pode se juntar e daí, fazer com que tudo se transforme numa grande festa, que o teatro se popularize”.



Mais informações sobre a Fita podem ser adquiridas através do site do evento: www.fita.art.br.
http://www.angra.rj.gov.br/



Nenhum comentário: