sexta-feira, 16 de outubro de 2009

LULA NO RIO SÃO FRANCISCO



Ao som das perfuratrizes, tratores e caminhões basculantes, o presidente Lula cumpriu a última etapa do primeiro dia de inspeção das obras do Projeto São Francisco. Na companhia de ministros, governadores e auxiliares, Lula percorreu à noite parte das obras de abertura do canal no Eixo Leste, próximo ao município de Custódia (PE), em pleno sertão pernambucano.
Na visita, Lula e as demais autoridades fizeram a festa dos trabalhadores do terceiro turno das obras. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, para cumprir o cronograma do projeto do Rio São Francisco, as construtoras contratadas abriram três turnos de trabalho desde fevereiro deste ano. O Lote 11 – visitado pelo presidente – tem 1.250 operários.

A perfuração do canal visitada pelos integrantes da caravana do presidente é feita com equipamentos de ponta. As pedras são retiradas num processo de abertura do canal. Depois, será feito o trabalho de concretagem do canal. As obras estão com 16% do projeto concluídas. O trecho abrigará também Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).
O ápice da visita do local das perfuratrizes ocorreu quando os trabalhadores foram perfilados para a fotografia oficial. Incrédulos, alguns operários se posicionaram para o aperto de mãos com o presidente Lula. Outros aproveitaram, sacaram os celulares do bolso e registraram os momentos com a comitiva.






A noite terminou em cantoria no refeitório do acampamento. Na companhia dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e da Paraíba, José Maranhão, dos ministros Gedel Vieira Lima (Integração Nacional), Dilma Rousseff (Casa Civil) e Franklin Martins (Secom), Lula acompanhou a apresentação do artista pernambucano Maciel Melo, cujos hits foram bastante elogiados pela comitiva.





Na manhã desta quinta-feira (15) – segundo dia da visita – Lula concede entrevista à emissoras de rádio dos estados nordestinos; inaugura o auditório Miguel Arraes; assiste à implosão de pedreira e termina a etapa da visita no palanque. Na oportunidade, Lula e as demais autoridades conversarão com os operários e moradores da região. Daqui, todos seguem para a Barragem de Itaparica, em Floresta (PE).

http://planalto.blog.br/

Nenhum comentário: