sábado, 10 de outubro de 2009

A GLOBO MENTE, COMO SEMPRE

 A batalha infatigável para derrubar o Lula



A principal manchete de economia do jornal nacional desta quinta-feira (8) informa que “o governo retém restituição do Imposto de Renda para fazer caixa”.

O jornal nacional fez referência à reportagem publicada hoje na Folha(*), na primeira página – clique aqui para ler – sobre a redução no volume de restituições liberadas pelo governo em 2009.

No ano passado, foram devolvidos aos contribuintes R$ 7 bilhões, de janeiro a outubro. Neste ano, o total chegou a R$ 5,8 bilhões, no mesmo período.

Segundo William Bonner, o governo “admitiu que a devolução está mais lenta neste ano”.

Na sequência, aparecem imagens de Guido Mantega (Fazenda), na qual o ministro confirma: a crise econômica de 2008, nos Estados Unidos, fez a arrecadação cair. O ritmo das restituições depende do desempenho da arrecadação, mas o contribuinte não é prejudicado, pois quando ocorre atraso o valor é corrigido pela Taxa Selic.

O jornal nacional não mostrou o complemento da fala de Mantega: “Não há artificialismo. O que nós fazemos é priorizar a restituição daqueles contribuintes sem problemas, que não estão na malha fina” disse Mantega à tarde, conforme texto do Estadão Online.

“Não sei por que estão chamando a atenção para esta questão. Estamos agindo normalmente em relação a isso”, completou o ministro.

SITE: CONVERSA AFIADA:

Nenhum comentário: