quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O 11 de setembro e o terrorismo de Estado praticado por Washington


Durante as duas semanas que antecederam a passagem do 10º aniversário do ataque às Torres Gêmeas em Nova Iorque no 11 de setembro, a mídia imperial - e os serviçais - repetiram ad nauseam que aquela primeira ação em solo norte-americano seria “o maior ataque terrorista da história”. Com isso tentam justificar a ditadura aberta que se estabeleceu nos EUA desde então e as agressões dos EUA contra povos e países, que se intensificaram desde então.

Obama, de sua parte, tenta justificar o terrorismo de Estado praticado pelos EUA contra o povos do Iraque e do Afeganistão sob o pretexto de combate ao terror. A partir deste ano, a novidade é usar o terror de Estado para “defender civis”, matando-os, como a Otan – liderada pelos EUA – vem fazendo na Líbia para derrubar o governo do país e roubar o petróleo.

Mas essa obcecada tentativa de carimbar o ataque ao WTC como o “maior ataque terrorista da história” visa, inutilmente, esconder ou distrair a atenção do terrorismo mais destrutivo que é aquele que usa todo o aparato militar, científico e tecnológico do Estado norte-americano para agredir os povos.

É verdade também que, apesar do poder do Estado terrorista norte-americano, esses criminosos têm colhido derrotas como a da Coréia e do Vietnã e encontram-se atolados no Iraque, Afeganistão e, agora, na Líbia.

A seguir, uma pequena lista com alguns dos maiores atentados do terrorismo de Estado dos EUA, com milhões de civis mortos, perpetrados desde a fase final da II Guerra Mundial.

*1945, Japão - foram os Estados Unidos os primeiros e únicos a cometerem, em tão pouco espaço de tempo (3 dias), a maior atrocidade da história da humanidade quando lançaram 2 bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, onde desde as explosões e até hoje, sob os efeitos da radioatividade, já se estima cerca de 1,8 milhão de seres humanos vítimas na sua maioria de uma lenta agonia de décadas, uma barbárie que continua vergonhosamente impune.

*1948-1954, Filipinas – conselheiros políticos e militares norte-americanos orientaram uma guerra civil devastadora para várias centenas de milhares de filipinos.

*1951-1953, Coreia - tropas norte-americanas intervieram diretamente na guerra da Coreia, onde se registraram bombardeios maciços sobre as populações. Nesta guerra estimam-se mais de 3,5 milhões de vítimas.

*1953, Irã - a CIA organizou a queda do regime de Mossadegh, o qual tinha sido eleito democraticamente e que se atreveu a nacionalizar o petróleo, para restaurar o poder do Xá.

*1954, Guatemala - novamente e sem escrúpulos, a CIA planificou e executou um plano para derrubar o legítimo governo do democrata Arbenz, tendo então imposto um governo ditatorial com a colaboração das autoridades norte-americanas. Originou o massacre de mais de 100.000 opositores ao regime.

*1961-1973, Vietnã - guerra total no país, onde para além dos desumanos efeitos das famigeradas bombas de Napalm, as forças norte-americanas também utilizaram uma arma química com o nome de “Agente Laranja”, que contaminava tudo onde caía. A guerra do Vietnã causou a morte de mais de 1,2 milhão de civis desconhecendo-se o número de militares mortos do lado vietnamita. As baixas do lado agressor chegaram a 60 mil norte-americanos.                                                      
             S. SILVA
http://www.horadopovo.com.br/
 

Nenhum comentário: