terça-feira, 20 de setembro de 2011

Líbios impõem derrota aos mercenários da Otan em Sirte e Brega, e retomam Ras Lanuf


Terra natal do líder líbio Muamar Kadafi, a pequena Sirte impôs uma dura derrota à “infantaria” da Otan. Após seis meses de bombardeio e um mês de corte de água e eletricidade, o exército e a população da cidade expulsaram seis mil mercenários do Conselho Nacional de Transição (CNT), que tentaram tomar a cidade com 100 tanques e 900 veículos.

O poder de fogo dos patriotas obrigou os invasores a sair em debandada, retrocedendo 60 quilômetros ao leste de Sirte. Reportagens apontam que as tropas líbias destruíram 40 tanques e deixaram centenas de bandidos mortos e feridos. Na ação, também foi afundado um navio de guerra da Otan, que estava nas imediações.

A Otan havia divulgado que seus “rebeldes” teriam entrado em Sirte no sábado, mas nem a mídia pró-colonialistas conseguiu sustentar a versão: tiveram que correr ante os ataques das tropas de Kadafi, deixando para trás tanques e cadáveres em chamas.

Numa contra-ofensiva importante, as forças patrióticas também expulsaram os mercenários da Otan da estratégica cidade portuária de Ras Lanuf, o principal centro de refino de petróleo do país, a 600 quilômetros ao leste de Trípoli, e retomaram Al Brega. A libertação das duas cidades permite aos patriotas cortar as linhas de suprimento dos mercenários que tentam invadir Sirte.

Em solidariedade anti-imperialista, 70 mil membros da tribo Tuaregue, que habita a região do Sahara, da Argélia, Níger e Chade, chegaram à Líbia para reforçar as tropas de Kadafi.http://www.horadopovo.com.br/

Nenhum comentário: