quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O 11 de setembro e o 20 de março

 

 Não bastasse tudo que a imprensa mundial, nas suas diversas modalidades, publicou nos últimos quinze dias sobre a "epopéia do 11 de setembro norte-americano", eis que venho eu acrescentar a minha participação nesse explorado e saturado tema. Porém, pretendo fazê-lo de forma diferente, mesmo porque não consigo conter o ímpeto para tanto.

 

Todos os americanos sabem o que a data de 11 de setembro passou a representar na história dos EUA, assim como também o sabe boa parte do resto do mundo. Aliás, a mídia comandada por Tio Sam é pródiga em divulgar essa data, tanto quanto costuma divulgar o "Independence Day", o "Dia de Ação de Graças" e o "Halloween", muito conhecidas pelos povos de outros países, mais, até, que as datas históricas das suas respectivas nações. A poderosa indústria cinematográfica norte-americana tem uma grande parcela de colaboração naquelas divulgações, tão grande que, inclusive as cerimônias públicas norte-americanas, fúnebres, ou festivas, levam um toque das produções de Hollywood.

 

Lá estavam os atuais Presidente e Vice-Presidente, bem como ex-Presidentes, com suas esposas, atrás de vidros blindados, homenageando as vítimas do suposto atentado terrorista, tendo como cenário um deslumbrante espelho d`água, cercado de uma planilha de bronze, onde foi gravado o nome de pouco mais de três mil "heróis".  Obviamente, nenhum americano ali presente, salvo um ou outro que se encontravam nos palanques, saberia responder o que o 20 de Março pode significar para si, ou para terceiros. 

 

Pois bem, o 20 de Março nada mais  é que o 11 de Setembro dos iraquianos. Trata-se do dia e mês, do ano de 2003, em que se iniciou um cruel, brutal, covarde e imotivado atentado praticado pelo terrorismo "oficial", que usa paletó e gravata, barbeia-se diariamente, tem seus atos aprovados formalmente por um Congresso legalmente constituído e dorme com a Bíblia na cabeceira da cama. Ou, se se preferir, porta o Livro Sagrado na mão esquerda e um Smith Wesson/38 na mão direita. Esse ato terrorista, de caráter permanente, ainda em andamento, simplesmente devastou um país.

 

Não se viu nenhum representante da mídia no local de Bagdá, onde se encontrava a estátua do "ditador" Saddam Hussein, dizendo que ali será colocado um enorme espelho de cristal, a fim de reproduzir a vergonha na cara, que os invasores devessem ter, ao postarem-se na sua frente. Nem imaginar escrever o nome de centenas de milhares de vítimas do atentado, meramente por falta de espaço. Nenhuma entrevista com os sobreviventes, que perderam maridos, esposas e filhos, quanto ao futuro que os aguarda e à expectativa de vida. Nenhuma palavra sobre a provável, se possível, reconstrução do Museu Mesopotâmico, patrimônio histórico da humanidade, que os vândalos destruíram.

 

Fossem as autoridades públicas norte-americanas portadoras de um mínimo de decência, teriam enviado, no 11 de Setembro, uma delegação ao Iraque, composta de congressistas, sob o comando do Vice-Presidente Executivo, para pedir desculpas à população daquela nação e assumir, solenemente, o compromisso de reerguer o país, fazendo, desde logo, a entrega da primeira parcela de substancial numerário destinado àquela finalidade. Quem sabe, assim, a mídia mundial se fizesse presente, dando destaque ao "gesto de humildade e de solidariedade das vítimas privilegiadas às suas vítimas carentes".

 

Pensando bem, convenhamos, isso não seria possível. Afinal, o Iraque não dispõe de um cenário compatível para desempenho de atores de tamanha grandeza, apesar de coadjuvantes. O que dizer, então, dos figurantes ? Mulheres usando "burka", sem mostrar o rosto, homens sujos, barbudos e, o que seria mais inconveniente, não sabendo falar inglês.

 

Ainda não perdi a esperança de ver os genocidas George W. Bush e Donald Rumsfeld sentados no banco dos réus do Tribunal Penal Internacional, embora ambos merecessem um julgamento encomendado, como fizeram com Saddam Hussein, diante de uma corte de araque.

 

"The show must go on" !


ROMEU PRISCO

Nenhum comentário: