domingo, 20 de março de 2011

Fernando Ferro condena “histeria descabida” contra energia nuclear


O deputado Fernando Ferro (PT-PE) chamou a atenção, no plenário da Câmara, para “uma propagação de pânico” que está ocorrendo em torno da utilização da energia nuclear. Ele se solidarizou com o povo japonês “vítima de uma catástrofe natural terrível, de grandes proporções, que gerou muitas vítimas”.
Fernando considerou como “uma histeria descabida”, a forma como está sendo tratado o incidente nuclear do Japão e destacou que “provocar pânico e divulgar previamente que aquela é uma situação generalizada é uma irresponsabilidade científica, política e social”.
“Acho isso, primeiro, uma histeria descabida. Sabemos que a energia nuclear é a mais limpa que existe, a menos nos seus rejeitos, que são naturalmente objeto de tratamento e de preocupações científicas que já acompanham o tratamento em mais de 200 usinas nucleares em todo o mundo”, reforçou o deputado.
O deputado considerou importante a realização de debate sobre a energia nuclear e anunciou que entrou com requerimento na Comissão de Minas e Energia para debater o programa nuclear brasileiro: “De repente, aparecem aqui muitos especialistas dando opinião sobre esse assunto, jornalistas e especialistas que não conhecem de fato o tema e começam a fazer a moda que é no momento satanizar a energia nuclear”.
Segundo ele, acidentes ocorreram “em todos os seus processos do avanço científico e tecnológico. Houve acidentes na aviação e em vários outros segmentos. Isso faz parte do processo de aprendizado”.
Ele questionou ainda se outras nações desistiriam de possuir energia nuclear em sua matriz após os acontecimentos no Japão.
“Duvido que os franceses, que hoje usam 80% de energia nuclear, vão desativar suas usinas nucleares; que os alemães irão perder 20% de sua energia nuclear na sua matriz por conta desses acontecimentos”, considerou.

Nenhum comentário: