domingo, 20 de março de 2011

CGTB condena, em nota, ameaça de intervenção militar dos EUA na Líbia 

A Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) divulgou nota na última segunda-feira conclamando “todo o movimento sindical e todos os defensores da democracia, do desenvolvimento e da soberania das nações a se manifestarem contra a ameaça de intervenção militar imperialista na Líbia”.

A nota denuncia que a “Operação Líbia” tem como objetivo tomar posse das reservas de petróleo e privatizar a indústria petrolífera no país. “Não são os direitos humanos, nem a democracia, o que os Estados Unidos e a OTAN defendem”, diz a nota.

Como exemplo, a CGTB cita as decisões de Pentágono, como ‘realocar’ forças navais e aéreas na região do Mediterrâneo e no norte da África. O porta-aviões USS Enterprise passou pelo Canal de Suez poucos dias depois do início das ações dos grupos mercenários na região leste da Líbia, e navios de guerra anfíbios estadunidenses também estão implantados no Mediterrâneo”.

“O que ocorre na Líbia não é um movimento de protesto como no Egito e na Tunísia ou como os que estão crescendo na Arábia Saudita e no próprio Bahrein. A insurgência armada no Leste da Líbia está diretamente apoiada por potências estrangeiras. A ‘insurreição’ em Bengazi da monarquia levantou imediatamente a bandeira vermelha e verde com a estrela e a lua crescente: a bandeira do rei Idris, que simbolizava o domínio das ex-potências coloniais”.

A nota finaliza o chamado esclarecendo que a “afirmação da soberania sobre suas riquezas, sobre o petróleo e sua economia é o caminho para a redenção do povo árabe! Fora os Estados Unidos da Líbia e do Maghreb!”
HP

Nenhum comentário: