domingo, 20 de março de 2011

Fala Novo presidente Jean-Bertrand Aristide como ele retorna para o Haiti, desafiando demência EUA














Toussaint Louverture aeroporto
Port-au-Prince
18 mar 2011
"Meus irmãos e irmãs, se você pode colocar suas mãos em meu coração, você se sentiria como ele bate mais rápido para dizer que você bravo, muito obrigado, bravo, obrigado!", Disse Aristide.
Ele exortou todos a não esquecer as vítimas da catástrofe Japão.
"Honra-respeito! Honra para você, e respeito pela memória dos nossos 300 mil vítimas do terremoto ", disse ele.
Ele agradeceu a Presidente Sul-Africano de Zuma, o ex-presidente Mbeki, Mandela, seus irmãos e irmãs da África Central, Jamaica e África do Sul.
"O Haiti está longe de África, nós nunca iremos esquecer nossas raízes culturais. Nós iremos sempre dizer aos nossos filhos e netos se lembrar de onde vêm nossos antepassados ​​.... A união faz a força, na fraqueza divisão .... Minhas irmãs, meus irmãos, como você sabe, a bela rosa de gratidão de nosso país será sempre florescer para nossos verdadeiros amigos do exterior, alguns que estão aqui conosco e outros em muitos outros lugares ... ".
Ele saudou os seus irmãos e irmãs de Cuba e, especialmente, os médicos cubanos que estão lutando contra a epidemia de cólera.
"Meus irmãos e irmãs, se você fosse o seu coração contra o meu, ouvir como ele bate mais rápido, você iria ouvir como ele canta uma melodia consoladora para o Haiti. Haiti é a nossa mãe, que precisa de respirar o oxigênio da dignidade ... ".
"Desde o terremoto, se eu pudesse transformar as câmaras do coração para os quartos de uma casa, eu já sei quantos quartos estaria lá para todas as vítimas, para mantê-los de dormir nas ruas, da lama ... a humilhação .... Sim. A humilhação de um haitiano é a humilhação de todos os haitianos. Quando a dignidade de um haitiano está ferido, é a dignidade de todos os haitianos que sangra. Nosso sangue é o sangue de Toussaint Louverture. Não podemos trair o nosso sangue. Minhas irmãs, meus irmãos, hoje o nascimento do retorno foi feito à sombra de Toussaint Louverture. Quando ele foi seqüestrado ao exílio em Junho de 1802, ele disse que a liberdade tem muitas raízes, e eles estão profundamente plantadas. Para cortar o tronco da liberdade é uma coisa, mas as raízes nunca pode ser eliminada. "
"Hoje, à sombra de Toussaint Louverture, estamos felizes de vir envolver a juventude, é a nova geração, que quer educação com dignidade e sem exclusão ...
O problema da exclusão, sua solução é a inclusão. A exclusão do Fanmi Lavalas é a exclusão da maioria. O esclusion da maioria é o mesmo que cortar o galho no qual estamos sentados. O problema da exclusão, sua solução é a inclusão de todos os haitianos sem favoritismo, porque "Tout montanhas se montanhas!" (Somos todos seres humanos!)
"Para homenagear Jean-Jacques Dessalines viemos trazer-lhe o nosso pouco de ajuda. Com a bolinha de ensino centrado no corte de dignidade, vamos chutar de exclusão para o caminho de fora e isso, a nova geração vai começar a beneficiar da riqueza que dorme no fundo de Haiti: ouro, cobre, urânio, bauxita, prata ... O carbonato de cálcio para ser encontrado no Miragoane está avaliada em mais de EUA $ 23 bilhões. As reservas de petróleo são, sem dúvida maior do que o previsto ... Mas nós os haitianos, que são a maior riqueza ... ".
"Durante sete anos, nós nos comunicamos de longe. Hoje estamos aqui para semear a paz em todos os lugares, o tempo todo .... Você haitianos que amam a paz, condenamos todas as formas de violência, para que a educação da nossa juventude pode ser feito com a paz na cabeça e paz na barriga. Haiti está muito doente. A partir de 29 de fevereiro de 2004 até hoje a doença agravou-se ... A maior esperança para o Haiti é haitianos. O mais forte remédio para o Haiti é o amor .... Como florir o açafrão 'depende da luz solar, assim florescer no Haiti depende do nosso amor. "
"Meu trabalho é servir com amor. Seu trabalho é viver para o Haiti não morrer. O trabalho de um bom patriota é amar o seu país ".

http://www.voltairenet.org/

Nenhum comentário: