sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Russo compra maior produtora nacional de ferro-gusa do Brasil

A maior produtora de ferro-gusa do Brasil, a Companhia Siderúrgica do Pará (Cosipar), está sendo vendida para a Mir Steel UK, siderúrgica da Inglaterra do russo Igor Zyuzin. A desnacionalização da empresa do Grupo Costa Monteiro prevê a criação de uma joint venture entre sua filial Usipar, e a Mir Steel, em que a estrangeira deterá 75% do capital.

O negócio envolve um volume de 5 bilhões de dólares para construção de um complexo siderúrgico em Barcarena (PA), com usina de placas, coqueria e um terminal portuário privado, integrando a hidrovia do Tocantins ao mar, com capacidade para movimentar 15 milhões de toneladas de granéis sólidos, facilitando a remessa para o estrangeiro.

A construção de uma coqueria – matéria-prima do gusa - será abastecida com carvão da mina de Bluestone, de propriedade do próprio Igor Zyuzin, localizada nos Estados Unidos.

Pelo acordo, a Mir levará não só o controle da empresa, mas a maior parte da produção, estimada em 2,5 milhões de toneladas de placas de aço a partir de 2015, que seguirá para a fábrica de bobinas de aço, na Inglaterra. A Usipar também vai fornecer 200 mil toneladas de ferro-gusa para a siderúrgica do País de Gales.

Imprensadas de um lado pelo monopólio do minério de ferro e, de outro, pela desnacionalização das siderúrgicas, as produtoras de ferro-gusa nacionais têm trabalhado muito abaixo da capacidade instalada apesar do aumento da demanda. De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria do Ferro de Minas Gerais, Paulino Vasconcelos, em 2010, a produção do estado maior produtor do país foi de 5 milhões de toneladas, de uma capacidade instalada de 14,5 milhões. O ferro-gusa é a principal matéria prima do aço, que é utilizado tanto na construção civil como na indústria.

Zyuzin é dono de 60% da Mechel OAO, gigante russa do aço e carvão, avaliada em US$ 13,5 bilhões, e tem se beneficiado, com apoio de bancos europeus e americanos, da aquisição de ativos fora da Rússia.

O governador do Estado do Pará, o tucano Simão Jatene, manifestou grande interesse na presença da companhia russa. Na última semana, recebeu um grupo de dez assessores do russo para tratar das cláusulas do desmonte de mais uma empresa nacional, especialidade do PSDB.
hp

Nenhum comentário: