sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

25% das casas americanas valem menos que a hipoteca

“Um quarto dos lares dos EUA estão ‘submersos’”, denunciou o economista Joseph Stiglitz, referindo-se às casas cujo valor caiu tanto que hoje valem menos que a hipoteca. Segundo ele, são esperados 2 milhões de notificações judiciais aos mutuários este ano, em acréscimo aos 7 milhões que aconteceram desde o colapso de 2008.

A consultoria Zillow Inc anunciou que o número de casas que valem menos que a hipoteca devida disparou no quarto trimestre de 2010, conforme os preços caíram e os bancos se apossaram de menos propriedades. As casas no vermelho – ou, como dizem nos EUA, “submersas”, – chegaram a 15,7 milhões no final do ano, acima das 13,9 milhões de julho a setembro. O que representa 27% de todas as hipotecas devidas por mutuários de uma única casa. É a mais alta porcentagem desde o primeiro trimestre de 2009.

O confisco de casas pelos bancos diminuiu no último trimestre de 2010 por causa dos processos contra as chamadas “fábricas de despejos”, através dos quais eram falsificados documentos para acelerar a tomada de residências. Entre os principais atingidos, estão o Bank of America, JP Morgan Chase e Ally Financial.

Na semana passada, milhares de dirigentes sindicais, líderes comunitários e religiosos realizaram atos diante de 200 sucursais do JP Morgan Chase para exigir uma moratória de 1 ano nos despejos. Segundo o “Wall Street Journal”, o Chase está executando US$ 19,5 bilhões em dívidas de hipoteca, quase 7,5% do seu portfolio, e mais do que qualquer outro grande banco.
HP

Nenhum comentário: