terça-feira, 24 de maio de 2011

MIDIA COLONIZADA ESCONDE QUE ABDIAS DO NASCIMENTO FOI DO PDT

Agência Senado: Morre o ex-senador e ativista Abdias Nascimento

Leia a matéria publicada hoje (24/05) pela Agência Senado:
Morre o ex-senador e ativista Abdias Nascimento
Morreu nesta terça-feira (24) aos 97 anos, no Rio de Janeiro, o ex-senador Abdias Nascimento. Nascido em Franca, interior de São Paulo, em 1914, Abdias foi pioneiro do movimento negro no Brasil.
Nos anos 30, participou da Santa Hermandad Orquídea, formada por poetas sul-americanos. Nos anos 40, criou o Teatro Experimental do Negro. Também fundado por ele, o Comitê Democrático Afro-Brasileiro advogou por direitos para as empregadas domésticas e políticas afirmativas para a população negra, propostas levadas à Assembleia Nacional Constituinte de 1946.
Escritor, intelectual, ativista, ator e escultor, Abdias exilou-se nos Estados Unidos em 1968, durante a ditadura militar. Participou, no Caribe, na África e nos Estados Unidos, de vários encontros do movimento internacional pan-africanista. Retornou ao Brasil em 1978.
Entrou para a política partidária e foi deputado federal pelo PDT de Leonel Brizola, de 1983 a 1987. Suplente de Darcy Ribeiro (1922-1997), Abdias exerceu mandato de senador de 1997 a 1999. Apresentou vários projetos com objetivo de combater o racismo e buscar reparação, em razão do escravagismo, à população afrodescendente brasileira.
Um deles foi projeto de lei sobre ação compensatória (PL 75/1997). Ele também apresentou projeto criando a ação civil pública contra atos e omissões de discriminação racial (PL 114/1997) e uma proposta que estabelece sanções na contratação de serviços para o setor público contra empresas que cometem atos e omissões de discriminação racial (PL 73/1997).  
Apresentou, ainda, emenda à Constituição Federal garantindo às comunidades remanescentes dos quilombos os mesmos direitos fundiários assegurados às populações indígenas (PEC 38/1997). E sugeriu a inscrição dos líderes da Conjuração Baiana, os mártires da Revolta dos Alfaiates, no Livro de Heróis da Pátria no Panteão da Liberdade e da Democracia, Praça dos Três Poderes. Outro fato importante em sua biografia política foi a participação nas primeiras articulações de uma frente parlamentar afro-brasileira. 
No segundo governo de Brizola no Rio de Janeiro, Abdias foi titular da Secretaria Extraordinária de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras (Seafro). Professor benemérito da State University of New York, recebeu título de doutor honoris causa pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em função da militância no combate à discriminação racial no Brasil. Recebeu diversas premiações, dentre os quais o Prêmio Unesco na categoria Direitos Humanos e Cultura de Paz, em 2001.
Casado quatro vezes, Abdias Nascimento teve três filhos e deixou amplo acervo, disponível em seu site.

Nenhum comentário: