sexta-feira, 20 de maio de 2011

JUVENTUDE ESPANHOLA DIZ BASTA.
E OCUPA PRAÇAS, COMO OS ÁRABES
O longo recuo da esquerda européia culminou nesta crise  com a adoção de um plataforma indistinguível do ferramental ortodoxo feito de privatizações,arrocho fiscal,  expropriação de direitos e redução de salários.

A tal ponto se dissolveram as fronteias que não por acaso o candidato do socialismo francês para enfrentar Sarkozy em 2012 seria o próprio diretor-geral do FMI, Strauss-Khan, não fosse pelo tropeço do 'socialista' em um quarto de hotel nos EUA.

 A direita dá as cartas e se mostra mais competente  quando o assunto é impor sacrifícios e eleger inimigos da 'Nação' --à falta de comunistas,  os imigrantes, por exemplo.  Indignada com trajetória semelhante  percorrida pelo governo Zapatero, a juventude da Espanha cansou de esperar pela renovação dos partidos e foi buscar outras fontes de inspiração, adotanto  estratégia equivalente a dos jovens do mundo  árabe  para ocupar praças e ruas de vários pontos do país nestes dias de eleições regionais.

O movimento recusa a tese da 'solução única' abraçada pela esquerda,  para superar uma crise cuja origem remete justamente aos paradigmas do pensamento único neoliberal.  Governos progressistas com plataformas conservadoras tem sido a norma urbi et orbi. 

Diz-se na França que a diferença entre um governo socialista e um neoliberal é que os socialista fazem a mesma coisa com dor no coração. A Espanha parece sugerir que o matrimônio da hipocrisia com o arrocho  já não conta mais com a cumplicidade e a paciência de muitos (Leia matéria nesta pág. , bem como a coluna de Paulo Kliass, ao lado).
(Carta Maior; 6º feira, 20/05/ 2011)
 

Nenhum comentário: