quarta-feira, 11 de maio de 2011

Bancários: querem vender o peixe de que mais salários causam inflação para nos desmobilizar

A presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira, alertou que “os patrões querem vender à sociedade o peixe de que se houver aumentos reais nos salários o índice de inflação sobe para, assim, tentar desmobilizar os trabalhadores”.

Conforme Juvandia, a inflação de 6,5% medida pelo IPCA para os últimos 12 meses não foi ocasionada pelo mercado interno, mas pela elevação das commodities - como trigo, milho, soja, açúcar, petróleo e minério de ferro -, provocada pelos especuladores internacionais que acabam sendo transmitidas para os preços internos. Outro indicador, bastante importante na composição do IPCA (cerca de 30%), denunciou, é a alta dos preços administrados como planos de saúde (9%) e transporte público (ônibus 11% e metrô 9,43%).

Os lucros elevadíssimos obtidos pelo setor financeiro, afirmou Juvandia, tornam plenamente possíveis aumentos reais mais expressivos para os bancários. Além dos altos lucros em 2010, “para este ano os balanços já divulgados (Bradesco, Santander e Itaú) mostram novas e grandes altas. Ou seja, vamos para a nossa Campanha Nacional Unificada mobilizados para distribuir esses ganhos reais também para os trabalhadores”, concluiu

Nenhum comentário: