quinta-feira, 29 de maio de 2014

A União Europeia vai incluir prostituição, tráfico e contrabando no cálculo do PIB


Provavelmente para compensar a baixa decorrente do arrocho da Troika, novas regras da União Europeia para cálculo do PIB determinam que os estados membros computem o valor de todas as atividades que produzem renda, incluindo a “produção e consumo de drogas”, prostituição e mercado negro de bebidas e cigarros, registrou o jornal inglês “Independent”. Nas contas do Eurostat, órgão europeu de estatísticas, em média haveria aumento de 2,4%.
A medida já foi oficializada pelo governo italiano, conforme anunciou o Instituto Nacional de Estatísticas (Istat), e haverá já em 2015 a inclusão da chamada “economia do crime” no cálculo do PIB e serão revisados, com os novos “parâmetros”, os resultados dos anos anteriores.
Ou seja, passará a integrar o cálculo do PIB da Itália a pujança econômica da Máfia e da Camorra. Não foi esclarecido como o órgão de estatística estimará esse “setor” da economia, já que essa atividade é ilegal. Em 2012, o Banco da Itália estimou o valor da “economia do crime” em 10% do PIB do país.

Na semana passada, os números oficiais revelaram que a economia italiana se contraiu no primeiro trimestre em relação ao trimestre anterior (-0,1%) e em relação a igual trimestre do ano passado (-0,5%). Em valor real, o PIB da Itália de 2013 ficou 2% menor do que o de 2001, após quatro recessões em 13 anos.
http://www.horadopovo.com.br/

Nenhum comentário: