BRASIL PRA FRENTE

BRASIL PRA FRENTE!
O RIO DE JANEIRO DE PÉ PELO BRASIL!





















quinta-feira, 22 de maio de 2014

A mídia brasileira se excita com a Petrobras; os gringos se excitam com petróleo


Do Tijolaço - 21 de maio de 2014 | 12:04

sagitario


Autor: Fernando Brito  

Não saiu quase nada – em geral, nada mesmo – na grande imprensa sobre o comunicado feito ontem pela Petrobras confirmando o grande potencial da área conhecida como Sagitário, correspondente ao Bloco 50 da bacia de Santos.

A imprensa brasileira não fica muito empolgada, como se sabe, por grandes descobertas de petróleo, e Sagitário é certamente uma delas, depois que um poço experimental revelou um depósito de óleo de alta qualidade (32° API, óleos leves ficam acima de 30° API) com espessura de 159 metros e alta porosidade.

Porosidade é importantíssima porque, ao contrário do que muitos pensam, o petróleo não fica em um bolsão líquido, mas espalhado nos intervalos de rocha.

Os primeiros indícios de óleo tinham sido descobertos em fevereiro, mas só agora, com o teste completo, é possível começar a dimensionar o depósito, que fica a mais de seis mil metros de profundidade, mas tem como vantagens ser menos distante da costa numa lâmina d’água ligeiramente menor que a maioria dos demais poços do pré-sal.

Mas todo o mercado de petróleo sabe que a área é uma das mais promissoras. Em setembro passado, num relatório mundial, a BG, uma das maiores multis do setor, dizia “estar excitada”  com o potencial da área, avaliação partilhada pelos chineses da Sinopec.  Cada uma delas tem 20% da área, ficando 60% com a Petrobras.

Por aqui, porém, excitação parece ser só com a tentativa de procurar qualquer situação que possa desmerecer a Petrobras.

Afinal, resta sempre a esperança que o petróleo deixe de ser nosso.

Nenhum comentário: