sábado, 2 de julho de 2011

Ohio: com 1,3 milhão de firmas, trabalhadores garantem referendo para derrubar lei anti-trabalhista

Uma marcha de milhares de trabalhadores, com um grupo com tambores, outro com gaitas de fole e fogos de artifício, atravessou a cidade de Columbus no dia 29 para entregar na sede do Governo Estadual de Ohio cerca de 1milhão e 300 mil assinaturas coletadas para garantir a convocação de um referendo popular para decidir sobre a validade de uma lei aprovada pelo Senado Estadual que elimina os direitos de reivindicação coletiva de mais de 350 mil servidores públicos.

Apesar de serem necessárias apenas 231 mil assinaturas para garantir o referendo, os 10 mil voluntários que se dedicaram a coletar assinaturas não pararam até a data final estabelecida no calendário e chegaram ao número quase seis vezes o necessário para garantir a consulta e demonstrar apoio popular à repulsa ao ataque aos direitos trabalhistas.

A lei número 5 (Senate Bill 5) SB5 como ficou conhecida foi condenada pelo presidente da central AFL-CIO de Ohio, Tim Burga: “Este número surpreendente de assinaturas mostra que a população de Ohio está indignada com a agenda deste governador Kasich. O referendo não será apenas sobre a SB5, mas um repúdio a toda a política que atinge os trabalhadores e suas famílias”.

O prefeito de Columbus, Michael Coleman, que participou da marcha de entrega das assinaturas afirmou: “a SB5 é um pacote perigoso e destrutivo que se vigorasse tiraria direitos de funcionários da polícia, corpo de bombeiros, professores e muitos outros”.

No Estado de Wisconsin, onde o governador Scott Walker passou por cima das gigantescas manifestações populares e fez passar lei semelhante à SB5, os sindicatos estão colhendo assinaturas em seis distritos do Estado o que provocará a convocação de novas eleições para as vagas de senadores que apoiaram a legislação anti-trabalhista. As eleições já devem ocorrer em julho.
HP

Nenhum comentário: