sábado, 30 de julho de 2011

O talento de Amy Winehouse e a hipocrisia da mídia

A jovem e talentosa cantora e compositora britânica Amy Winehouse morreu no sábado (23) aos 27 anos deixando uma imensa quantidade de fãs e admiradores surpresos e tristes nos quatro cantos do mundo. Ela foi cremada no dia 26 em Londres em uma cerimônia restrita à família e alguns amigos.

As características de cantora de jazz, herança da avó que também gostava do gênero, fizeram de Amy se não a melhor, uma das melhores cantoras da atualidade.

Uma voz negra, sincera, verdadeira num corpo de menina irrequieta, inconformada com um mundo errado que não sabia como mudar. E ela só “precisava de um amigo”. Cantava esse sentimento. Daí sua empatia com a juventude em todo o mundo e os milhões de discos vendidos num mercado fonográfico onde era uma das raras cantoras atuais de talento a vender muitos discos.

Sua morte não foi exatamente uma surpresa. A entourage que a cercava não parecia se preocupar com sua saúde; a dependência de drogas e álcool gerava manchetes sensacionalistas espertamente utilizadas como marketing.

O álcool e as drogas que ingeria eram considerados “aceitáveis” pelos que lucravam com sua fragilidade. Ainda que isso significasse que sua vida estava por um fio e que o pior poderia acontecer.

Assim tentava-se anular o que havia de melhor, de mais profundo e de mais verdade no cantar de Amy que se entristecia a cada dia. Isso a confundia e torturava. Isso a destruía. Fugir dessa engrenagem tornou-se difícil.

O carinho demonstrado por fãs, por todos que sentiram sua morte por que compreenderam sua vida, nos dá a certeza de que Amy morreu, mas não se entregou à farsa e a hipocrisia que a rodeava. Não se dobrou aos padrões estabelecidos pelos que hegemonizam no mundo o poder reacionário sempre em busca do lucro máximo.

A verdade de Amy não saiu na mídia que se nutre dos escândalos que ela própria fabrica e que agora “chora” sua morte prematura. Mas seu canto viverá, imortal, nos corações dos jovens e das pessoas sensíveis no mundo inteiro.
ROSANITA CAMPOS
http://www.horadopovo.com.br/

 

Nenhum comentário: