sábado, 9 de julho de 2011

Economia do Equador cresce 8,6%

A economia do Equador cresceu 8,6% durante o primeiro trimestre deste ano em relação ao ano passado, sendo que o investimento, as exportações e o consumo das famílias foram os motores para que o índice seja o mais alto dos últimos dez anos.

A estratégia política implementada pelo governo do presidente Rafael Correa impulsionou a distribuição de boa parte das Reservas Internacionais entre os bancos públicos para a oferta de créditos às empresas nacionais e os setores produtivos.

O presidente do Banco Central do Equador, Diego Borja, detalhou à imprensa de Quito que o aumento de créditos ao setor produtivo jogou um papel importante no crescimento do Produto Interno Bruto do país (PIB) nos primeiros três meses de 2011.

“Os créditos produtivos tanto da banca pública como privada aumentaram em 27,4% no período, chegando a 15 bilhões 560 milhões de dólares, equivalente a 30% do PIB ou a terça parte da economia”, explicou Borja.
O responsável da máxima entidade bancária do Equador assinalou que a economia nacional cresceu graças ao setor não petroleiro, embora essa área segue sendo importante.

Dados da Secretaria Nacional de Investimento e Desenvolvimento (Senplades), indicam que o investimento no Equador para este ano está em cerca de 4 bilhões 563 milhões de dólares, dos quais 1 bilhão 32 milhões serão destinados aos setores estratégicos.

O setor petroleiro mantém um crescimento sustentado com um investimento interno de 16,7% maior em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O consumo das famílias apresentou um aumento de 7,60%, motivado pelo volume do crédito outorgado e pelo crescimento do salário real.

No ano passado o crescimento do país foi de 3,58%.
HP

Nenhum comentário: