sexta-feira, 8 de julho de 2011

Bicentenário da Independência da Venezuela

Chávez chama venezuelanos a fortalecer a unidade e a independência nacional

“Hoje, 200 anos mais tarde, podemos dizê-lo: depois de haver perdido aquela independência que tanto custou, a Venezuela, nestes últimos 10 anos (...) recuperou a Independência, e hoje o digo em nome de Bolívar, essa Independência recuperada é a porta que devemos manter aberta para recuperar por anos e décadas todos os demais bens para o povo: a liberdade, a igualdade, a felicidade, viver vivendo, a vida, a pátria humana, a pátria plena”, disse o presidente Hugo Chávez, no ato de comemoração do Bicentenário da Independência do país, em 5 de julho.

Durante uma demonstração aérea e terrestre efetuada no desfile cívico-militar, foram mostrados os avanços da capacidade de defesa venezuelana. Sistemas de defesa antiaérea portátil, blindados, infantaria de marinha com lanchas tipo piranha, batalhão de infantaria mecanizada e uma mostra de helicópteros de combate e aviões Sukhoi, foram parte do armamento adquirido na Rússia como parte do plano nacional de atualização do poder dissuasório do país.
Hugo Chávez, que retornou na segunda-feira (4) de Cuba, onde passou por duas cirurgias para retirar um tumor, ratificou o chamado ao sentimento pátrio. “Os convido a que com o nosso espírito, vontade, sabedoria e esforço num todo individual e coletivo fortalecendo a unidade nacional em corpo e alma, num todo vencendo o imperialismo e as conspirações, derrotando em mil batalhas aqueles que pretendem debilitar e jogar abaixo a Pátria, sempre derrotá-los com alegria, de maneira sublime com esplendor”, manifestou com muitos aplausos do povo que participou da cerimônia.

Dirigindo-se a dezenas de milhares de pessoas que assistiram o desfile militar realizado em Caracas, o presidente assinalou que se trata de um “dia jubiloso este, dia da pátria grande, dia da pátria independente, dia do Bicentenário. Através de vocês transmito desde o Palácio de Governo, acompanhado por meus ilustres camaradas comandantes gerais dos componentes militares. Graças Deus meu, povo meu, vida minha por ter-me permitido estar aqui”.

Desde o salão Simón Bolívar do Palácio de Miraflores, o Chefe de Estado venezuelano deu a autorização ao inspetor do Exército e Comandante do desfile militar, general Carlos Alcalá Cordones, para iniciar o desfile em que participaram mais de 12 mil integrantes da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB).

Nos atos oficiais participaram os presidentes Fernando Lugo do Paraguai, do Uruguai, José Mujica e da Bolívia, Evo Morales, além de Chanceleres de diversos países, somando ao todo representantes de 21 países irmãos.
HP

Nenhum comentário: