quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CINCO DOGMAS ESTÃO NA BASE DO NEOLIBRALISMO

1)A GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA, 2)A REVOLUÇÃO TECNICA-CINETÍFICA,            3) A FALÊNCIA DO ESTADO, 4)A EFICIÊNCIA DO MERCADO, 5) O FIM DA HISTÓRIA.

A PARTIR DESTE DOGMAS, O NEOLIBERALISMO, CONSTRÓI, NÃO UMA DOUTRINA CIENTÍFICA OU UMA CORRENTE DO PENSAMENTO ECONÔMICO, MAS O NUCLEO NETRAL DE UMA PARTICULAR CONCEPÇÃO DE MUNDO, MAS PROPRIAMENTE DE UMA IDEOLOGIA.

É UMA CONCEPÇÃO IDEOLÓGICA QUE SE CONSTROI NÃO A PARTIR DA REALIDADE, MAS APENAS DE ALGUNS FRAGMENTOS DA APARÊNCIA DELA. É MUITO MAIS EXPRESSÃO DO DESEJO, DA SUBJETIVIDADE, DOS QUE A FORMULARAM DO QUE DA REALIDADE.

PORQUE ESTA EM CURSO UMA CRESCENTE INTEGRAÇÃO DOS CIRCUITOS FINANCEIROS EM ÂMBITO INTERNACIONAL, OS NEOLIBERAIS AFIRMAM QUE EXISTE GLOBALIZAÇÃO DO CONJUNTO DA ECONOMIA, QUANDO NA VERDADE, O QUE HÁ É A TENTATIVA DE REDIVISÃO DO MUNDO E O REFORÇO DAS FRONTEIRAS ECONÔMICAS DAS ÀREAS SOB O COMANDO DO MONOPÓLIOS DAS GRANDES POTÊNCIAS.

PORQUE EXISTEM CERTOS AVANÇOS NAS CIÊNCIAS E NA TECNOLOGIA, AFIRMAM QUE JÁ OCORREU A REVOLUÇÃO CIENTÍFICO-TÉCNICA OU A TERCEIRA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E INDUSTRIAL, QUANDO O QUE HÁ É A ESTAGNAÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL E O ESTRITO MONOPÓLIO DOS POUCOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS EXISTENTES.

PORUQE O ESTADO ENFRENTA GRANDES DIFICULDADES FINANCEIRAS, DIZEM QUE ELE ESTÁ FALIDO, QUANDO O QUE HÁ É A MAIS PURA E DESLAVADA PILHAGEM DO ESTADO PELOS GRUPOS MONOPILISTAS PRIVADOS.

PORQUE DESMORONOU A URSS, DECRETAM O FIM DO COMUNISMO, DAS IDEOLOGIAS E DA HISTÓRIA, QUANDO NA VERDADE, O AGRAVAMENTO DAS CONTRADIÇÕES DO CAPITALISMO MUNDIAL MOSTRA O ESGOTAMENTO DA ORDEM QUE AÍ ESTÁ E MELHOR APONTA NA DIREÇÃO DE SUA SUPERAÇÃO.

PORQUE SOBRAM RESÍDUOS MERCANTIS DA ÉPOCA DA LIVRE CONCORRÊNCIA, ELEGEM O MERCADO O deus EX-MACHINE CAPAZ DE COMANDAR A CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE HUMANA PERFEITA, QUANDO A AREALIDADE É QUE, ALÉM DE ESTAR EM PROCESSO DE DESAPARECIMENTO, O QUE SOBRA DE MERCADO PERDEU TOTALMENTE SUAS PROPRIEDADES ALOCATIVAS POR SE ENCONTRAR INTERAMENTE SUBJUGADOS À AÇÃO DOS MONOPÓLIOS.

O NEOLIBERALISMO, TAL QUAL METEORITO, APARECEU NO HORIZONTE, BRILHOU OS OLHOS DAS MULTIDÕES PARA RAPIDAMENTE SE ESPATIFAR NO CHÃO, DEIXANDO, INFELIZMENTE, UMA ENORME CRATERA.

O NEOLIBERALISMO É UMA IDEOLOGIA FRÁGIL PORQUE, O TEMPO TODO, TEM QUE PRATICAR O CONTRÁRIO DO QUE PREGA. DIZ, POR EXEMPLO, BASEAR-SE NA LIBERDADE, MAS TEM DE VIOLENTÁ-LA A CADA INSTANTE PARA FAVORECER A SOBREVIVÊNCIA DO SISTEMA CAPITALISTA ATUAL. UM SISTEMA QUE TEM DE PENDER DE UMA IDEOLOGIA COMO ESSA TERMINA POR ESCANCARAR NA SUPERFÍCIE A SUA VULNERABILIDADE.

N.A

Nenhum comentário: