sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

ARROCHO PARA FAZER CAIXA PARA BANCOS ELEVA A TAXA DE DESEMPREGO PARA 21,5% NA ESPANHA



 A Espanha terminou o ano de 2011 com quatro milhões 422 mil 359 desempregados, o que representou um aumento de 7,86% em relação ao ano precedente, informou na terça-feira o Ministério de Emprego e Seguridade Social.

Segundo os dados anunciados, o aumento permanente de pessoas que estão à procura de emprego no país “confirma uma degradação da situação econômica no segundo semestre do ano”, de acordo com conclusão do próprio governo. A Espanha é o país europeu com o maior índice de desemprego, 21,56% de acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas.

O índice registrado em dezembro é o mais alto desde o início da crise de 2008, e representa 1.897 desempregados a mais do que no mês anterior. Entre os jovens o índice é exorbitante, com 45,8% dos jovens em busca de trabalho.

O primeiro-ministro neoliberal Mariano Rajoy, que tomou posse em dezembro, aumentou ainda mais a pressão para tomar medidas recessivas rejeitadas pelos trabalhadores e o conjunto da população. Ainda nesta semana, empurrados pelo governo, sindicatos patronais e de trabalhadores devem discutir propostas de reforma nas leis trabalhistas.

Durante o ano recém concluído, mais 322 mil 286 trabalhadores engrossaram o exército de desempregados (7,86%).
Essa cifra quase duplica a do conjunto de 2010, que terminou com 176 mil 470 desempregados.

Nenhum comentário: