terça-feira, 17 de janeiro de 2012

ABISMO


 
Prof. Lauro

Há um verdadeiro abismo entre o que pensa a equipe do prefeito Capixaba e o que quer a população do município. Em entrevista ao Jornal Atual, o Secretário de Turismo e Eventos de Mangaratiba, Vitor Tenório, afirmou que o projeto “Invasão de praia” é para as famílias. Em suas palavras: “Pensamos em uma programação que atenda crianças, idosos e turistas.” Acrescentou que o projeto ajuda a tirar os jovens da ociosidade. E disse, ainda, que todos terão muita segurança e respeito.

No entanto, escorregou ao final, alertando para que o público evite garrafas de vidro na orla. Tais explicações, no mínimo, afrontam a inteligência do povo de Mangaratiba. Exceto pelas escassas atividades esportivas programadas, nem dá pra imaginar nossas crianças e idosos, mães de família e senhores provectos “sacudindo os esqueletos” ao som de MC’s, DJ’s, Funks ou Pagodes, madrugada adentro.

E ele bem sabe dos riscos dessas noitadas, quando pede que o público não leve garrafas de vidro para a orla. Qual o problema com as garrafas? Secretário. Por acaso será porque podem ser utilizadas como armas em brigas de turmas? Será porque, se quebradas, podem cortar os pés das “crianças e idosos”? Será porque alguns arruaceiros, típicos dessas ocasiões, quando as tem em mãos, vazias, as atiram para o alto, atingindo cabeças desprevenidas? Mas, claro, haverá “segurança e respeito”.

Quantos policiais militares serão escalados para cada evento? Quantos guardas municipais? Terão eles poder e força suficientes para evitar todos os incidentes típicos desses eventos? Não é o que a memória do carnaval do ano passado nos relembra.

Finalmente, dizer que os nossos jovens são ociosos e que precisam desse tipo de programação é considerá-los incapazes absolutos, que não pensam por suas próprias cabeças. Tirar jovens “da ociosidade” se faz com projetos mais consequentes, de formação, leitura, cultura, cinema, teatro, atividades das quais eles participem diretamente, e não como simples espectadores.

Nenhum comentário: