sábado, 29 de janeiro de 2011

Governo amplia prazo para sugestões de classificação dos programas de Tvs





O cidadão que quiser contribuir com sugestões sobre a programação dos canais de televisão abertos ou fechados tem mais tempo para se manifestar. O Ministério da Justiça prorrogou até o mês de abril o prazo para apresentação de sugestões. Inicialmente, o processo terminaria ontem (27/1), depois de já ter sido ampliado por um mês pelo ministro José Eduardo Cardozo (Justiça). Agora, o interessado pode se manifestar no canal Cultura Digital, que armazenará todo o debate sobre classificação indicativa.

As grandes questões abordadas no debate são as corriqueiras discussões sobre o impacto dos jogos eletrônicos e campanhas publicitárias voltadas para as crianças e jovens, muitas vezes vendidos e veiculados sem classificação, além da fixação da faixa etária em turnos para as emissoras de Tv. Nesta discussão, emissoras e associações de Tv defendem a fixação da faixa de 12 anos para o período da manhã e liberação da faixa de 14 anos em qualquer horário, enquanto opiniões contrárias ressaltam que algumas propostas não demonstram nenhuma preocupação com a formação da criança e do adolescente.

Desde novembro de 2010, quando o debate foi aberto, a população pôde opinar sobre o tema (já foram registrados 1,5 mil comentários) e foram ouvidos também produtores de conteúdo, famílias, empresas, associações, Tvs por assinatura, redes de televisão aberta, institutos especializado, entre outros.

Ainda assim, o novo secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão, acredita que é preciso ampliar o calendário de discussões para garantir a participação de amplos setores da sociedade brasileira.

blog do planalto

Nenhum comentário: