quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Bibliotecas “Arca das Letras” se expandem nas comunidades do Maranhão e Minas

Crianças, jovens e adultos buscam nos livros da biblioteca Arca das Letras ampliar o conhecimento. Foto: Eduardo Quadros

De hoje até a próxima quinta-feira (27/1), o programa de bibliotecas rurais “Arca das Letras”, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), vai implantar 43 bibliotecas em comunidades rurais dos municípios Governador Nunes Freire, Buriti Bravo e Chapadinha, integrantes dos Territórios da Cidadania Alto Turi e Gurupi, Cocais e Baixo Parnaíba, no estado do Maranhão. O “Arca das Letras” é uma iniciativa que visa levar cultura e informação às comunidades mais distantes dos centros urbanos, permitindo aos produtores rurais e suas famílias a oportunidade de exercer sua cidadania.

Já na sexta-feira (28) e no sábado (29), serão inauguradas ainda outras 42 bibliotecas “Arca das Letras”, no estado de Minas Gerais. De acordo com o cronograma, vão ser atendidas 40 aldeias indígenas da etnia xacriabá, em São João das Missões, e no sábado será a vez das comunidades rurais de São Francisco e Luislândia.

As bibliotecas rurais são administradas voluntariamente por moradores das comunidades atendidas. Treinados pelo MDA, os moradores se tornam agentes de leitura e ficam responsáveis pelas atividades da biblioteca. Eles defendem o acesso ao livro e ao conhecimento em suas comunidades. Na oportunidade, serão capacitados 86 agentes, moradores das comunidades que ficarão responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura.

A entrega das bibliotecas às comunidades do Maranhão é resultado da parceria com as prefeituras municipais, sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, Instituto Territorium e Empresa Agrofort, que fabricou os móveis-bibliotecas chamados de arcas, onde são acondicionados os livros.

Histórico do Programa

As pequenas bibliotecas rurais contam com livros didáticos, literatura no geral, além de livros técnicos, que são escolhidos conforme os interesses e as necessidades comunitárias locais, doados pelo MDA por meio de uma rede de parcerias. O desenhista Maurício de Sousa colaborou ainda com diversos gibis de sua autoria (Turma da Mônica) para enriquecer o acervo.

O programa “Arca das Letras” congrega uma rede de parcerias que viabiliza os recursos e as condições de chegada das bibliotecas nas comunidades rurais. Entre os parceiros estão o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), prefeituras municipais, governos estaduais, editoras, artistas e o programa Luz para Todos, do Ministério de Minas e Energia.

O Arca teve início em 2003, e já implantou 8.040 bibliotecas, capacitou mais de 17 mil agentes de leitura e distribuiu mais de 2 milhões de livros, utilizados para incentivar a leitura junto a um milhão de famílias de agricultores familiares, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pescadores.

No estado do Maranhão já conta com 384 bibliotecas do programa e formou mais de 800 agentes de leitura, que atuam de forma voluntária em suas comunidades e vêm contribuindo para melhorar os índices educacionais e de leitura de seus municípios e ajudando as ações culturais a se desenvolverem.

Territórios da Cidadania
Lançado em 2008 pelo governo federal, o programa Territórios da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre governo federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.

O “Arca das Letras” dá prioridade aos Territórios da Cidadania para receber os benefícios do programa, apesar de atender também a outras comunidades rurais.

Nenhum comentário: