terça-feira, 3 de novembro de 2009

Zelaya denunciado Micheletti jogo escuro após o acordo de restituição

Zelaya denunciado Micheletti jogo escuro após o acordo de restituição





Caracas, 01 de novembro ABN. O presidente constitucional de Honduras, Manuel Zelaya alertou a comunidade internacional de que possa haver um terno escuro pelo golpe líder Roberto Micheletti, então o acordo para o seu regresso ao poder.

"Pode haver uma manipulação do jogo escuro e por isso temos de permanecer vigilantes até que seja alcançado o respeito (o acordo)", analisou o multi notícia domingo de canal Telesur.


Além disso, (Manuel) Zelaya chamada para as nações em continuar a manter sua posição forte para suceder e 'para este acordo seja aplicado em benefício de todos ".

O representante legítimo, disse em entrevista à Telesur, o povo hondurenho permanece em defesa da democracia e isso não vai mudar a sua posição para que a democracia seja restabelecida através de restituição.


Ele também observou que os cidadãos do país da América Central são da exclusiva responsabilidade de decidir quem deve ser o presidente e quem não é.

Além disso, Zelaya disse que o Congresso está pronto para atender, ao mesmo tempo que entenderem.


"O Congresso tem a opção de continuar com o golpe de Estado ou de uma extraordinária oportunidade para transformar em Honduras um exemplo para a América e do mundo", frisou.


Ele esclareceu que existe um pacto secreto entre ele (Roberto), Micheletti e os Estados Unidos como uma MP tinha divulgado Honduras.

"Não há nada de secreto. Todos os acordos são geralmente conhecidos. Talvez alguns deputados estão tentando impedir a unidade para concluir este acordo ", disse ele.

O presidente de Honduras, disse que as eleições previstas para 29 de novembro deste ano deve ser em liberdade e que "não perseguir as pessoas que discordam do regime".

Constitucional presidente Manuel Zelaya e Roberto Micheletti golpe nomeados delegados para representá-los no Comitê de Credenciais do negócio para encontrar uma solução para a crise política.

Jorge Reina Zelaya representam enquanto que do lado de Corrales Auturo vai Micheletti. Esses delegados são conhecidos na nação de Honduras como negociadores qualificados.

O ex-presidente chileno Ricardo Lagos eo secretário do Trabalho, Estados Unidos, Hilda Solis, também a fazer parte da comissão de verificação e vai viajar próxima terça-feira a Honduras para iniciar o seu trabalho, informou domingo à Organização dos Estados Americanos (OEA).

Outro ponto de consenso que devem ser cumpridos durante esta semana é a formação de um governo de unidade e reconciliação nacional, o prazo é dia 05 de Novembro.

O representante legítimo disse que espera que o Congresso tomar a decisão antes de quinta-feira, porque segundo o acordo, o Parlamento deve resolver a sua restituição.

«Para quinta-feira será organizada pelo Governo de Unidade e instalado, para que o dia tem de ser resolvido de cinco pontos (quanto à resolução do legislador sobre o retorno", disse Zelaya.

Enquanto isso, o povo hondurenho continuam a aguardar uma solução, uma vez que o Parlamento está em recesso para a campanha eleitoral e ainda não anunciou quando se reúne para discutir o retorno de (Manuel) Zelaya.

Nenhum comentário: