sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ALENCAR:" AS AÇÕES DA PETROBRÁS NUNCA PODERIAM SER ALIENADAS"


O vice-presidente


José Alencar disse que foi contra a venda de ações ordinárias da Petrobrás durante a administração de Fernando Henrique. “Houve algumas privatizações com as quais nunca concordamos.



Por exemplo: fui contra, como senador, da alienação de mais de 30% das ações da Petrobrás com direito a voto. Aquilo nunca podia ter sido feito.


Em Minas fizeram coisa parecida com a Cemig, quase entregaram essas duas companhias. Veja o que aconteceu com a Argentina. Acabaram com tudo, levaram o país a uma situação de dependência enorme. Não só por excesso de privatizações como por uma política pouco nacional”, afirmou em entrevista à Carta Capital.



Para Alencar, “tem de haver compromisso nacional. As pessoas ficam com medo de defender as questões do Estado. O governo Lula não apresentou um pensamento desfavorável ao desenvolvimento do setor privado. Ao contrário, nunca houve um governo que desse tanto apoio e tanta segurança ao setor privado. Isso não significa que o Estado deva ser retirado”.



Questionado se havia mudado de posição em relação aos juros após “reconhecimento internacional do Brasil”, o vice-presidente respondeu que “não veio nenhum reconhecimento a respeito de nossa política monetária. Eu nunca falei contra a política econômica. A situação do Brasil hoje é uma fábula apesar da política monetária e não graças a ela.


Graças, sim, à responsabilidade fiscal. Porém, a política monetária contraria o esforço que se faz pela responsabilidade fiscal, porque os juros são a principal rubrica de despesa da União, o que tem afetado o equilíbrio orçamentário”.

Nenhum comentário: