domingo, 22 de novembro de 2009

VENEZUELA EXISTE AMPLA LIBERDADE DE OPINIÃO E CRÍTICA

Na Venezuela existe ampla liberdade de opinião e crítica, afirmou Samuel Guimarães

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, defendeu o ingresso da Venezuela no Mercosul, afirmando que o país não viola princípios democráticos e que o Brasil deve fazer um debate menos “emocionado” para discutir se o país deve ingressar no bloco econômico.



“A Venezuela é um país que aceita a cláusula democrática. Na Venezuela se realizaram eleições com observadores internacionais, todas consideradas democraticamente realizadas. Na Venezuela não há nenhum preso político, não há nenhum jornalista preso. Basta ligar a televisão na Venezuela para verem que a liberdade de opinião, e de críticas, é extraordinária”, disse na quarta-feira (18), após encontro com o presidente do Senado, José Sarney.

O ministro lembrou que a oposição na Venezuela não apresenta nomes de presos ou perseguidos políticos para comprovar que o presidente Hugo Chávez desrespeita a democracia. “Você tem violação de direitos humanos em outros Estados. Há dezenas de sindicalistas, líderes universitários, em outros países da região presos, mortos, assassinados, e não há essa emoção toda”, ressaltou.



Guimarães também citou um relatório do governo norte-americano, que menciona a disposição do país de expandir suas bases militares pela América do Sul, o que justifica a preocupação do presidente venezuelano com a instalação de bases militares dos Estados Unidos na Colômbia.
“É claro lá que aquelas bases não se limitam apenas ao território da Colômbia. Naturalmente, os países mais próximos da Colômbia que têm relação de divergências com os EUA, inclusive a partir do golpe em que Chávez foi deposto, se preocupam. O Brasil também. O ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) já declarou que há causa de preocupação no Brasil”, afirmou.
HP

Nenhum comentário: