segunda-feira, 9 de novembro de 2009

57% dos alemães defendem que vida na RDA era melhor

Publicada pelo jornal alemão Berliner Zeitung no dia 26 de junho, uma pesquisa nacional mostrou que as opiniões dos alemães sobre o país e a reunificação continuam divididas mesmo depois de 20 anos da queda do muro de Berlim ocorrida em 9 de novembro de 1989.



É grande entre os habitantes do leste o sentimento de que a vida é muito mais difícil atualmente, e que antes da reunificação a população da RDA tinha suas necessidades básicas muito melhor atendidas. Na RDA não se padecia do desemprego. Já a maioria dos alemães ocidentais tem uma posição crítica em relação à RDA.



Foram entrevistadas 1200 pessoas das quais 49% dos alemães orientais e 8% dos alemães da parte oeste afirmaram que “a RDA tinha o seu lado bom, a vida era mais feliz e se vivia em melhores condições que na Alemanha reunificada de hoje”. São 57% dos entrevistados em todo o país os que defendem a herança do antigo Estado socialista. No lado oeste, 52% dos que responderam à pesquisa avaliaram que os aspectos negativos na antiga RDA eram maiores que os positivos.



Segundo Wolfgang Tiefensee, ex-ministro da RDA e coordenador do estudo patrocinado pelo Instituto Emnid “não podemos desprezar a história da RDA”.


No momento a parte oriental da Alemanha é a que mais sofre os impactos da crise econômica. Estatísticas oficiais divulgadas no início de junho apontaram que o nível de desemprego na parte oriental é o dobro do que é registrado na parte ocidental – 13% contra 7%, e as estimativas são de que esses percentuais cresçam até o fim desse ano.



A queda do muro e a reunificação, tal como ocorreu, não beneficiou a população da Alemanha oriental, é o que conclui quase 60% dos entrevistados. R.C.



Nenhum comentário: