quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O Brasil voltou a aprender a investir em infraestrutura

Ciente que para permitir o desenvolvimento econômico do país é necessário investir em obras de infraestrutura, o presidente Lula disse, nesta quinta-feira (23/12), em Petrolina de Goiás, que o Brasil, em seu governo, deu impulso ao setor ferroviário brasileiro, colocado num segundo plano pelos governos anteriores. Lula participou de cerimônia que assinatura de ordem de serviço para a construção de mais 667 quilômetros de malha da ferrovia Norte-Sul, que interligará Ouro Verde (GO) a Estrela D’Oeste (SP), cortando uma região produtora de grãos.

Lula lembrou que em seu governo esta ferrovia ganhou impulso. Ele relatou que entre os governos dos presidentes José Sarney, Fernando Collor de Mello, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, foram construídos cerca de 300 quilômetros da malha. Porém, nos últimos oito anos, a Norte-Sul saiu de Açailândia (MA) e chega em Anápolis (GO) com cerca de 1,1 mil quilômetros. O presidente reconheceu que as obras sofreram atrasos em função de exigências fixadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
“As obras estão concluídas em 90%. Até abril a presidenta Dilma [Rousseff] estará aqui entregando o trecho até Palmas (TO)…”


O presidente informou também que o modal ferroviário na região Centro-Oeste permite o transporte de passageiros. Deste modo, segundo explicou, há expectativa por parte do governo sobre a possibilidade de grupos econômicos virem a investir neste meio de transporte. O Blog do Planalto, na série Especial -- Ferrovias, informou que a Valec -- estatal para o segmento ferroviário -- promeve estudos de sobre a questão.

Para o presidente, as obras em ferrovias no país permitem o aquecimento do setor de construção de vagões e locomotivas. Conforme destacou, a indústria nacional está produzindo cerca de 100 vagões por ano. Antes da cerimônia houve a exibição de vídeo que ressalta a importância do governo Lula em alavancar o setor ferroviário.

O presidente da Valec, José Francisco das Neves, o Juquinha, e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que antecederam o presidente Lula em discursos, informaram que as obras das ferrovias permitem a contratação de mão de obra local. Isso possibilita o aquecimento econômico regional. Juquinha explicou, por exemplo, que os macacões dos operários de uma construtora foram confeccionados na região. O ministro realçou o volume de recursos de sua pasta, bm como o fato do governo estar pagando em dia pelas obras concluídas.
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